UK assina acordo de £9 milhões visando um novo treinador. O Ministro da Defesa Britânico — Ben Wallace, assinou um contrato com a Aeralis, com sede em Bristol, em meados de dezembro, de £9 milhões. O contrato dará ao UK MoD acesso ao suporte de engenharia digital que abrirá caminho para a empresa a produzir uma nova “família” de aeronaves militares de treinamento.
A proposta da Aeralis prevê uma plataforma modular revolucionária que permitirá ao usuário obter diferentes tipos de jatos a partir da mesma fuselagem principal. O cockpit, motor, asas e a cauda podem ser alterados, dependendo do tipo de tarefa que a aeronave terá que cumprir. Espera-se que as variantes incluam aeronaves de treinamento básicas e avançadas. Espera-se que ele se torne o substituto do BAE Hawk T1 (Rad Arrows) e T2.
“Este contrato é mais um passo para rejuvenescer nossa capacidade de desenvolver aeronaves inteiras. Somos a única empresa do Reino Unido a adotar essa abordagem pioneira de engenharia digital” — O chefe da Aeralis, Tristan Crawford.
A tecnologia desenvolvida pela Aeralis também será usada no projeto Tempest do Reino Unido para construir um substituto para o RAF Typhoon. O projeto, que no mês passado tornou-se oficialmente uma parceria entre Reino Unido, Japão e Itália, é oficialmente conhecido como Future Combat Air System (FCAS). A empresa também já possui acordos com a Rolls-Royce e a Thales UK para o projeto.
Dando as boas-vindas ao acordo com a Aeralis, o diretor do MoD de Future Combat Air, Richard Berthon, disse: “O aprendizado que obteremos da Aeralis apoiará a engenharia digital em toda a nossa empresa FCAS, fornecendo as informações de que precisamos para tomar decisões à medida que este programa avança”.
@CAS