Ucrânia: real situação do gigante Antonov 225 “Mriya” permanece incerta. No último dia 27/02, os hangares da companhia aérea ucraniana Antonov Airlines, localizados no Aeroporto de Gostomel, foram atingidos por ataques de mísseis russos. Em um desses hangares estava o gigante Antonov 225 Mriya, cujas informações preliminares eram de que ele teria sido completamente destruído.
Recentemente a empresa ISI, divulgou imagens de satélite de Gostomel, mostrando e identificando os pontos afetados, bem como fornecendo uma ideia da extensão dos danos causados às instalações do local, principalmente ao hangar do An-225. Aparentemente – repetimos, aparentemente – os danos não foram totalmente destrutivos às estruturas do local, o que deixa as esperanças de que o Mriya não tenha sido severamente afetado.
Mas, como esperado em uma situação de guerra, as notícias sobre a real situação do Mriya são conflitantes.
Em sua conta no Twitter, o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, escreveu: “Este foi o maior avião do mundo, o An-225 ‘Mriya’ (‘Sonho’ em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!”.
Em comunicado de 27/02, a agência de defesa ucraniana Ukroboronprom, afirmou que a aeronave havia sido destruída por mísseis disparados a partir da Belarus, e que ela “será restaurada às custas do invasor”, referindo-se à Rússia.
Em um segundo comunicado, a Ukroboronprom, afirmou que no início dos ataques russos, o An-225 estava passando por manutenção em um motor, e que a empresa chegou a tentar colocá-lo em operação, mas não houve tempo hábil. “Atualmente é impossível avaliar a condição do avião e a possibilidade e custo de sua restauração devido à falta de acesso à aeronave, pois o controle do aeroporto foi assumido pelos ocupantes russos”, disse o comunicado atualizado, que termina afirmando: “sim, definitivamente teremos nosso “Mriya”!”.
A Antonov, proprietária do gigante Mriya, também usou as suas redes sociais para comentar sobre a situação do avião: “até que o An-225 seja inspecionado por especialistas, não podemos informar sobre a condição técnica da aeronave. Espere até o próximo anúncio oficial”, disse a empresa.
Por fim, Dmytro Antonov, piloto-chefe da Antonov Airlines, publicou um vídeo ontem (28), falando sobre o An-225 e os ataques russos ao Aeroporto de Gostomel. Visivelmente abalado pela situação do seu país, Dmytro falou que as chances do Myria estar destruído são de “99%”.
O comandante Dmytro, que também é um dos pilotos do An-225, disse que mostrará as condições do avião assim que puder acessar o aeroporto, e reafirma que as chances da aeronave não estar destruída são praticamente nulas. Ele ainda disse que outros aviões como An-26, An-28 e An-74, também foram atingidos.
Dmytro ratifica uma informação que publicamos sobre a frota de An-124 Ruslan, o “irmão menor” do An-225. De acordo com o Comandante, cinco deles estavam fora da Ucrânia no momentos dos ataques, portanto, foram salvos das agressões dos invasores. Confira a lista que publicamos aqui.
Assista o vídeo do Comandante Dmytro Antonov:
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO