• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ucrânia: militares russos destruíram o maior avião do mundo

27 de fevereiro de 2022
Ucrânia: militares russos destruíram o maior avião do mundo. An-225 Mriya pousando em Guarulhos em 2010 (Foto: Fábio Luís Fonseca/RFA)
Ucrânia: militares russos destruíram o maior avião do mundo. An-225 Mriya pousando em Guarulhos em 2010 (Foto: Fábio Luís Fonseca/RFA)

Ucrânia: militares russos destruíram o maior avião do mundo. Em uma guerra, obter informações críveis e conclusivas, é algo muito trabalhoso. Entretanto, uma mensagem do Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, nas suas redes sociais, confirma o que todos entusiastas de aviação temiam: o fabuloso e único Antonov 225 Mriya foi destruído pelos russos.

O gigante An-225 podia transportar até 250 toneladas de cargas (Fonte: Antonov Airlines).
O gigante An-225 podia transportar até 250 toneladas de cargas (Fonte: Antonov Airlines).

“Este foi o maior avião do mundo, o AN-225 ‘Mriya’ (‘Sonho’ em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!”, escreveu o Ministro na sua conta do Twiter.

Mensagem do Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, nas suas redes sociais (Fonte: @DmytroKuleba).
Mensagem do Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, nas suas redes sociais (Fonte: @DmytroKuleba).

No quarto dia da guerra em território ucraniano, ocorreram fortes combates nos arredores de Kiev, incluindo no Aeroporto Internacional de Gostomel (GML/UKKM), situado a cerca de 25 km à noroeste da capital do país. Neste aeroporto está a sede da companhia aérea civil Antonov Airlines, operadora de uma frota de aeronaves de transporte “peso-pesado”, que incluíam além do An-225, sete An-124 “Ruslan”, um An-22 “Antei”, além dos irmãos “menores” An-12, An-74 e An-26.

Imagens do hangar do An-225 em Gostomel, inclusive uma visão dele em chamas, após o ataque (Fonte: Redes Sociais).

O único Antonov 225, matrícula UR-82060, estava dentro do seu gigantesco hangar em Gostomel, que foi atingido pelos mísseis e bombas das forças armadas russas. Segundo outras informações – não oficiais – além do “Mriya”, o An-124 (matrícula UR-82009), que estava em outro hangar em manutenção, também foi destruído (ver resumo abaixo). Este aeroporto tem sido local de intensos combates desde a chegada dos russos, portanto, certamente grande parte da frota da Antonov Airlines, que estava estacionada neste local, foi destruída ou severamente danificada.

Abaixo um resumo de onde está posicionada a frota de An-124 Ruslan da Antonov Airlines. Dos sete cargueiros, apenas dois estavam em Gostomel:

An-124 Ruslan, UR-82027 no Aeroporto Internacional de Porto Alegre em 2017. Esta aeronave está atualmente estacionada na Lituânia (Foto: Fábio Luís Fonseca/RFA)
An-124 Ruslan, UR-82027 no Aeroporto Internacional de Porto Alegre em 2017. Esta aeronave está atualmente estacionada na Lituânia (Foto: Fábio Luís Fonseca/RFA)

UR-82007 – 26/02/22 Houston (IAH/KIAH), EUA.
UR-82008 – 27/02/22 Andersen USAF AFB (UAM/PGUA), Guam, EUA
UR-82009 – 25/01/22 Kiev-Gostomel (possivelmente destruído)
UR-82027 – 27/02/22 Kaunas Fluxus (KUN/EYKA), Lituânia
UR-82029 – 26/02/22 Linz (LNZ/LOWL), Áustria
UR-82072 – 25/02/22 Leipzig (LEJ/EDDP), Alemanha
UR-82073 – MAR/22 Kiev-Gostomel (possivelmente destruído)

Fabricado em 1988, o gigante hexamotor An-225 “Mriya” foi projetado pela indústria soviética para transporte logístico do seu programa espacial, espacialmente o ônibus espacial Buran, transportado sobre a sua fuselagem. Dois exemplares entraram na linha de produção, mas com o colapso da estrutura política da União Soviética em 1991, apenas um deles foi construído.

Antonov An-225 CCCP-82060, transportando a nave espacial soviética Buran, durante o Paris Air Show em 1989 (Foto: Ralf Manteufel - Wikipedia).
Antonov An-225 CCCP-82060, transportando a nave espacial soviética Buran, durante o Paris Air Show em 1989 (Foto: Ralf Manteufel – Wikipedia).

Com mais de 70 metros de comprimento, peso máximo de decolagem 640 toneladas e payload de 250 toneladas, o An-225 detinha o título de aeronave mais pesada já produzida e maior avião em operação comercial no mundo.

O Antonov 225 esteve duas vezes no Brasil. A primeira foi em 14 de fevereiro de 2010, quando pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), trazendo uma carga para a Refinaria de Paulínia da Petrobrás. A mais recente foi entre os dias 14 e 15 de novembro de 2016, quando pousou em Viracopos-Campinas (SP), onde pernoitou, e no dia seguinte foi para Guarulhos (SP), para o carregamento de um transformador de energia elétrica destinado para o Chile.

An-225 Mriya sendo descarregado no pátio do Aeroporto Internacional de Guarulhos em 2010 (Foto: Fábio Luís Fonseca/RFA)
An-225 Mriya sendo descarregado no pátio do Aeroporto Internacional de Guarulhos em 2010 (Foto: Fábio Luís Fonseca/RFA)

A guerra Rússia-Ucrânia está desestruturando o país, a sua sociedade e, em consequência, as empresas ucranianas constituídas. Desde o início do conflito, a administração da Antonov Airlines está muito ativa nas suas redes sociais, conclamando os seus conterrâneos a lutar até o fim, para impedir a queda da sua nação.

Uma das tantas mensagens patrióticas publicadas pela Antonov nas suas redes sociais, foi um recado deixado pelos seus funcionários no compartimento de cargas do An-124, matrícula UR-82008, que resume o sentimento da população ucraniana: “Tripulantes do AN124-100 da Antonov Airlines dizendo ‘olá’ para o exército russo – ‘russos vão se f…r’!”, diz a mensagem a bordo do Ruslan.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login