Typhoon Quadriga da Luftwaffe terão o Petrorian DASS. A Leonardo, representante do Consórcio EuroDASS, assinou um contrato para fornecer o Pretorian Defensive Aids Sub-System (DASS) para os 38 novos Eurofighter Typhoon Quadriga da Luftwaffe (GAF), que subsituirãoas aeronaves Tranche 1.
Testado em operações de manutenção da paz na Líbia e na Síria, o Typhoon Pretorian DASS, oferece proteção avançada contra ameaças, como infravermelho sensíveis ao calor (IR) e mísseis guiados por radar. Ele integra sensores de autoproteção de guerra eletrônica, fornecendo percepção situacional excepcional, proteção de plataforma e capacidade eletrônica avançada para dispersar ataques.
O sistema de guerra eletrônico Petrorian, foi desenvolvido no conceito de linguagem aberta e programável, o que significa que o usuário tem o controle total dos seus dados de missão, podendo ser ajustados de acordo com as missões. Os dados das missões podem ser baixados em poucas horas, ao contrário de outros sistemas de autoproteção, onde esse feedback pode levar meses.
O EuroDASS está empenhado em apoiar a tecnologia de redução de risco para a próxima geração de caças, e o Praetorian DASS apresenta uma plataforma estável que fornecerá ganho de capacidade para o Typhoon, e também conhecimento e transferência de tecnologia para a próxima geração de sistemas aéreos de combate.
Por meio do estudo Eurofighter Long Term Evolution (LTE), a EuroDASS está trabalhando com as empresas e nações parceiras do Eurofighter para considerar os requisitos nacionais e como eles podem ser entregues de maneira ágil e econômica para os operadores Typhoon.
O Eurofighter Typhoon Quadriga será a espinha dorsal da aviação de combate da Luftwaffe até 2060.
@FFO