O Deutscher Bundestag (Parlamento Alemão) deu luz verde para que o Executivo prossiga com uma fase do “Projeto Quadriga”, que objetiva a aquisição de um lote de 38 novos Eurofighter Typhoon para a Luftwaffe (Força Aérea Alemã). Usando as suas redes sociais, o Ministério Federal da Defesa (BMVg), comemorou a aprovação do Haushaltsausschuss des Bundestages (Comitê de Orçamento do Parlamento), e informou que o contrato poderá ser assinado nos próximos dias.
Esta fase do Projeto Quadriga, visa substituir 38 Eurofighters Tranche 1, por aeronaves da versão de produção mais moderna Tranche 3 (também chamado de Tranche 4), equipadas com radares de varredura eletrônica ativa AESA (Active Electronically Scanned Array) e softwares atualizados. Serão 31 aeronaves monoplace (26 pedidos firmes e cinco opções de compra), e sete aeronaves biplace. A Luftwaffe pretende vender no mercado internacional os antigos Typhoon Tranche 1, que serão retirados de serviço.
Esta aquisição faz parte de um projeto maior, que envolve a aquisição de mais de uma centena de novas aeronaves para a Luftwaffe. Entre elas, estão 55 Eurofighters e 30 Boeing F/A-18E/F Super Hornets, que substituirão os Panavia Tornado, além de 15 Boeing EA-18G Growlers, para o programa OTAN de bloqueio eletromagnético luWES – Luftgestützte Wirkung im Elektromagnetischen Spektrum, em missões de Ataque Eletrônico (EA – Electronic Attack).
@FFO