Acionados em missão QRA (Quick Reaction Alert) nesta quarta-feira (03/02), caças Eurofighter Typhoon da Luftwaffe (GAF – Força Aérea Alemã), interceptaram uma aeronave de transporte e reabastecimento em voo das Forças Aeroespaciais da Federação Russa (RF VKS). O encontro ocorreu em espaço aéreo internacional ao norte da Estônia, e a aeronave foi identificada como sendo o Ilyushin Il-78M Midas, matrícula RF-94269/30 Blue (c/n 0093498959), operada pelo 203rd Guards Orlovsky Independent Aircraft-refuelling Aviation Regiment (203 GvOAPSZ).
Seis Typhoon alemães da Taktisches Luftwaffengeschwader 74 (TLG74), estão deslocados temporariamente na Base Aérea de Ämari, Estônia, cumprindo missões de Policiamento Aéreo Báltico (BAP) da OTAN, até o próximo mes de maio.
Os Estados Bálticos aderiram à OTAN em março de 2004, e desde então cabe à Aliança a missão de Defesa Aérea da Estônia, Lituânia e Letônia. A tarefa de policiamento é realizada 24 horas por dia, 7 dias por semana, por unidades aéreas multinacionais em rotações quadrimestrais. Em janeiro de 2021, o TLG74 assumiu a responsabilidade BAP de outra unidade da Luftwaffe, a Taktisches uftwaffengeschwader 71 Richthofen (TLG71).
A OTAN cumpre a missão defensiva de preservação da integridade do espaço aéreo dos países membros da Aliança, sendo essa uma tarefa conjunta realizada pelas diversas forças aéreas que compõem o tratado multinacional.
@FFO