A OTAN realiza no início deste mês de setembro, a rotação semestral das forças aéreas aliadas que mantém a missão de Policiamento Aéreo Báltico (BAP). Nesta 54ª rotação da missão BAP OTAN a Alemanha, o Canadá, e a Itália estarão de prontidão para atuar em caso de ameaças aos países Bálticos.
Em 31 de agosto, o destacamento Eurofighter da Luftwaffe chegou na Base Aérea de Ämari, na Estônia, para assumir a missão BAP que estava sob responsabilidade dos Mirage 2000-5 da Armeé del Air, desde maio passado. A Alemanha participa pela terceira vez do BAP Báltico, e permanecerá em Ämari até o final de abril de 2021. A OTAN implantou o destacamento BAP em Ämari em 2014, depois das intervenções russas na Ucrânia.
Em 01 de setembro o destacamento Eurofighter da Força Aérea Italiana assumiu a missão BAP OTAN na Base Aérea de Šiauliai, Lituânia. A cerimônia de “entrega da “chave” do Espaço Aéreo Báltico, foi realizada formalmente em nível de destacamento pela Força Aérea Real Espanhola. Os Eurofighter italianos estarão em prontidão a partir do dia 08 de setembro.
Excepcionalmente a FAI cumprirá a missão BAP por um ano, executando as rotações 54, 55 e 56, além de realizar proteção aérea na Albânia, Eslovênia e Montenegro.
Por sua vez, a Força Aérea Real Canadense enviou uma Força-Tarefa com 135 militares e seis caças CF-188 Hornet, para cumprir a Missão de Policiamento Aprimorado na Romênia. O certificado de prontidão foi entregue pela OTAN em cerimônia realizada na Base Aérea de Mihail Kogalniceanu, na Romênia.
Os canadenses atuarão até dezembro de 2020, ao lado dos F-16 Fighting Falcon e dos Mig-21 Lancer da Força Aérea Romena em missões de Policiamento Aéreo na região do Mar Negro. Esta é a quinta vez que o Canadá contribui para a missão da OTAN.
Os países membros da OTAN fornecem policiamento aéreo ininterrupto para a proteção dos seus aliados do Báltico e do Mar Negro. Este é um dos melhores exemplos da unidade da Aliança, demonstrando o compromisso com a segurança dos seus membros.
@FFO