Turquia recupera seus dois A400M presos na Ucrânia há 10 meses. O Governo da Turquia finalmente conseguiu resgatar seus militares e dois Airbus A400M presos na Ucrânia há cerca de dez meses. Eles retornaram ao seu país na semana passada, conforme divulgou o Ministério da Defesa turco.
Pouco após a meia-noite de 24 de fevereiro deste ano, os dois A400M da Força Aérea Turca, ou Türk Hava Kuvvetleri (THK), matrículas 17-0080 e 18-0093, pousaram no Aeroporto de Kiev-Boryspil, com a missão de resgatar os cidadãos turcos da Ucrânia, que estava sendo invadida por tropas militares da Rússia. Os dois aviões também levavam suprimentos humanitários para o país que estava entrando em guerra naquele momento.
Enquanto estavam no solo de Kiev-Boryspil, o espaço aéreo ucraniano foi totalmente fechado devido ao aumento das hostilidades. Assim, a decolagem dos dois A400M com seus tripulantes e cidadãos turcos foi cancelada por tempo indeterminado. Sem previsão de saída, os tripulantes encontraram refúgio na Embaixada da Turquia em Kiev.
Desde então, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tentou estabelecer um corredor aéreo seguro com a Ucrânia e a Rússia para recuperar os dois A400M. Após diversas rodadas de reunião e muitos adiamentos, finalmente em 20/12, quase dez meses depois, os dois aviões decolaram de Kiev rumo à Kayseri AFB, na Turquia, onde colegas e familiares os aguardavam.
A Türk Hava Kuvvetleri possui uma frota com dez Airbus A400M, todos reunidos no 221 Filo (221º Esquadrão de Transporte), sediado na Base Aérea de Kayseri Erkilet. A última aeronave foi recebida no mes de março, conforme noticiamos na época.
@FFO