Tunísia receberá quatro Cessna Grand Caravan EX para missões ISR. A Textron Aviation anunciou em 07/03 que recebeu um contrato da ATI Engineering Services para o fornecimento de quatro monomotores Cessna 208 Grand Caravan EX para a Força Aérea da Tunísia (TUAF). As aeronaves será configuradas para missões especializadas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
A ATI Engineering Services será responsável por equipar as aeronaves para atender aos requisitos de missão ISR, com sensores eletro-óptico/infravermelho, equipamentos de comunicação criptografada, console de operador, link de dados e vídeo, além de iluminação compatível com o sistema de visão noturna.
“A frota de turboélices monomotores Grand Caravan EX ajudará a Força Aérea da Tunísia em operações de inteligência, vigilância e reconhecimento no país. A aeronave foi projetada para missões desafiadoras, altas cargas úteis e pistas curtas e não aprimoradas, ao mesmo tempo em que oferece economia e simplicidade de motor único. É uma combinação perfeita para esta missão em toda a África”, disse Bob Gibbs, Vice-Presidente de Vendas de Missões Especiais da Textron Aviation.
Conforme noticiamos em novembro de 2021, o Governo dos Estados Unidos e a ATI Engineering Services assinaram um contrato de aproximadamente US$ 10 milhões, com objetivo de configuração das aeronaves Cessna C208 Grand Caravan para missões ISR .
Desde 2014 o governo dos Estados Unidos aprovou financiamentos para 16 aeronaves Grand Caravan EX para diversas nações na África, adquiridas por meio de Venda Militares Estrangeiras (FMS). A intenção do Comando da África dos EUA (AFRICOM) é colocar em campo várias iterações dessa configuração em toda a África e simplificar o suporte logístico e melhorar a interoperabilidade das nações parceiras, visando a redução dos custos para os operadores e para o governo dos EUA.
@FFO