Tunísia receberá Cessna Caravan ISR para missões de inteligência. O Governo dos Estados Unidos assinou um contrato de aproximadamente US$ 10 milhões com a empresa americana ATI Engineering services, com objetivo de configurar um monomotor Cessna C208 Caravan para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
A aeronave será destinada para as Forças Armadas da Tunísia, tendo como base o programa mantido pelo Governo americano, através do AFRICOM (US Africa Command), de apoio às nações amigas no continente africano no setor de aviação. O acordo de cooperação tem como objetivo fornecer equipamentos e treinamento para as forças de segurança nacional de países africanos, com o propósito de desenvolver as suas capacidades para conduzir operações de contra-terrorismo, principalmente.
O Caravan da Tunísia será equipado com sistema de comunicações criptografadas, link de dados, sistema de visão noturna e torre de sensores. O contrato prevê que a ATI Engineering Services, sediada em Johnstown, Pensilvânia, entregue a aeronave, peças sobressalentes e equipamentos de apoio e até 30 de novembro de 2022.
Através do sistema de Vendas Militares Estrangeira (FMS), o Departamento de Defesa dos Estados Unidos já financiou 14 Grand Caravan EX para diversos operadores em toda África. Esses monomotores têm sido uma escolha popular entre os países africanos, como plataforma ISR, seja eles recebidos por doações ou adquiridos diretamente dos fornecedores. O AFRICOM busca agilizar a cadeia de suporte logístico e melhorar a interoperabilidade com as nações parceiras, afim de reduzir os custos para os operadores e, consequentemente, para governo norte-americano. No ano passado, noticiamos aqui que a ATI Engineering foi contratada para converter duas aeronaves Cessna Grand Caravan EX para a Força de Defesa de Ruanda.
Atualmente as forças armadas africanas que operam os Grand Caravan EX são Camarões, Chade, Níger, Mali, Mauritânia, Quênia e Uganda. Esses países são coparticipantes em missões da ONU para manutenção da paz, especialmente em missões na República Centro-Africana e no Sudão do Sul.
A Tunísia também está programada para receber oito treinadores T-6C Texan II da Textron Aviation Defense até outubro de 2022, além de uma encomenda de quatro aeronaves de ataque leve AT-6C Wolverine, que serão equipados com bombas Mk 81 e Mk 82, foguetes Advanced Precision Kill Weapon Systems (APKWS), Multi-Spectral Targeting Systems e metralhadoras 12,7 mm.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO