Em 22 de fevereiro, o Boeing 767-300ER da Eastern Airlines, prefixo N705KW, pousou na Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ), procedente do Aeroporto Internacional de Alexandria, EUA (AEX/KAEX). O voo EAL 7071 trouxe de volta ao Brasil as tropas do Exército Brasileiro (EB) que estavam desde o dia 03 de janeiro, mobilizadas no Exercício Operacional Culminating, na Brigada da 82ª Airbone Division, no Centro de Treinamento de Preparação Conjunta (JRTC), em Fort Polk, Luisiana.
A recepção dos militares brasileiros foi realizada pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga; o Chefe do Centro de Coordenação de Operações Logísticas, o General de Brigada Himario Brandão Trinas; e o Comandante da Ala 11, o Coronel Aviador Renato Alves de Oliveira, acompanhados pelo Comandante da Base Aérea do Galeão, Coronel Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro.
Após o desembarque dos militares, o General Helder comentou sobre o Exercício Culminating: “Os companheiros, que representaram o Exército Brasileiro nos Estados Unidos, cumpriram todas as missões com êxito e muitos elogios.”
Após um período de quarentena para prevenção ao Covid-19 e aclimatação ao inverno americano, os militares brasileiros participaram de palestras realizadas pelo US Army, com o objetivo de apresentar e padronizar as companhias do EB e os tripulantes da FAB aos procedimentos de saltos usados pelos paraquedistas americanos, tendo em vista o caráter inédito da missão.
O Coronel Aviador Alexandre comentou sobre a recepção dos compatriotas militares. “Essa missão é de extrema relevância para as Forças Armadas e cumpriu o seu propósito de excelência”, pontuou.
@FFO