• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KC-390 da FAB realiza primeiros voos no Exercício Culminating

2 de fevereiro de 2021
FAB 2855 decolando do Aeroporto Internacional de Alexandria, Louisiana (Foto: FAB – Sargento Bianca Viol).

Nos dias 29 e 30 de janeiro, o KC-390 Millenium, matrícula FAB 2855, operado pelo 1º GTT – Esquadrão Zeus, da Força Aérea Brasileira (FAB), cumpriu a primeira etapa de voos no Exercício Culminating, que acontece em Louisiana, EUA, até o próximo dia 05 de fevereiro.

O KC-390 realizou os primeiros voos de familiarização, com objetivo de ambientar a tripulação com relação aos procedimentos locais de operação aérea. Foram voadas as rotas semelhantes as que serão cumpridas durante a missão de Assalto Aeroterrestre para lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro, em conjunto com as aeronaves C-17 e C-130J da USAF.

“Nesses voos de familiarização, tivemos a oportunidade de fazer todos os procedimentos simulados de lançamento de paraquedistas. Tudo aconteceu conforme o planejado”, explica o Major Aviador Bruno Américo Pereira, integrantes da tripulação do KC-390.

Imagens dos militares brasileiros durante o treinamento nos EUA (Fotos: FAB – Sargento Bianca Viol).

A participação no Exercício Culminating é fundamental para o aprimoramento da utilização da aeronave. A capacidade operacional e de atuação do KC-390, são obtidas mediante o acúmulo de experiências em exercícios conjuntos como o Culminating, além de possibilitar o desenvolvimento doutrinário para a utilização segura da aeronave.

De acordo com o coordenador do Exercício, Major Daniel Elias Souza, o treinamento proporciona desenvolver a doutrina da aeronave. “Nós temos a oportunidade de voar com as aeronaves de outros países e ver que o KC-390 realmente é um avião excelente para ser empregado em Forças Aéreas”, ressaltou.

Segundo o Capitão Rafael da Silva Costa, Mestre de Salto do Exército Brasileiro, foi simulado um trabalho de portas prévio ao salto dos paraquedistas. “É uma satisfação muito grande fazer parte desse momento e auxiliar para que tudo ocorra dentro da segurança e dos procedimentos previstos”, destacou.

Vídeo sobre o inédito voo do KC-390 nos EUA (Fonte: FAB – Suboficial Barros).

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login