
Ucrânia: tática dos helicópteros de ataque russos para evitar defesa aérea. Vídeos publicados nas redes sociais tem mostrado os helicópteros de ataque russos lançando foguetes não guiados a longa distância, de forma indiscriminada, e sem precisão. Especialistas acreditam que essa tática visa evitar a entrada em áreas com forte presença de defesas aéreas ucranianas com mísseis MANPADS Stinger ou Igla.
Os pilotos dos helicópteros Ka-52 Hokum e Mi-28N Havoc, das Forças Aeroespaciais Russas, estão usando uma tática de lançamento a longa distância raramento vistas. Utilizando uma trajetória parabólica, a aeronave inicia voando baixo e em alta velocidade, culminando com uma subida agressiva e disparando as cargas de foguetes dos seus lançadores, à medida que ganham altitude.
Ao final, no ponto mais alto da parábola, eles lançam os seus sistemas de defesa para proteção contra os sistemas de defesa aérea portáteis (MANPADS), curvando e iniciando uma descida para fugir de qualquer ameaça.
A grosso modo, os helicópteros Ka-52 e Mi-28 russos foram convertidos em lançadores aéreos MLRS (Multiple Launch Rocket System). Ao disparar seus foguetes em uma trajetória ascendente, o seu alcance é ampliado, ao mesmo tempo que diminui a sua precisão. Por características, foguetes não guiados como o S-8 de 80 mm usado pelos helicópteros russos, são armas que devem ser lançadas diretamente no alvo.
O significativo número de helicópteros de ataque russos abatidos neste conflito, provavelmente foi o motivo para a utilização desta tática. Existem confirmações de pelo menos cinco Ka-52 e um Mi-28N abatidos pelos ucranianos. O número real poderá ser maior.
Seja qual for a razão exata para usar essas táticas, o fato de que esses avançados helicópteros de ataque, com seus extensos sistemas de autoproteção, estejam sendo forçados a lançar as suas armas dessa maneira. Esta situação mostra a eficiência das defesas aéreas ucranianas e o impacto do uso generalizado dos mísseis do tipo MANPANDS nesse cenário complexo.
Há apenas dois dias, o governo dos Estados Unidos aprovou o envio de um pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de US$ 800 milhões, que inclui um lote de 800 sistemas antiaéreos Stinger, além de centenas de outros mísseis doados por países europeus, para combater o grande poder aéreo russo.
@FFO

Na semana passada, mostramos que pilotos russos de helicópteros de combate Ka-52 Hokum e Mi-28N Havoc, estão usando táticas de ataque pouco comuns, transformando as suas aeronaves em lançadores aéreos tipo MLRS (Multiple Launch Rocket System). Essa técnica estaria sendo usada em alvos que não exigem precisão, ou para colocar…
Em "Notícias"

Pelo menos dois helicópteros Mi-24 da Força Aérea Ucraniana (UAF) teriam acessado furtivamente o espaço aéreo russo, no amanhecer desta sexta-feira (01/04), para atacar um depósito de combustível na cidade de Belgorod, localizada a cerca de 40 quilômetros da fronteira. De acordo com autoridades russas, dois funcionários da empresa Rosneft,…
Em "Notícias"

Novos vídeos impressionantes dos combates aéreos sobre a Ucrânia circulam nas redes sociais. Como de costume, as informações carecem de confirmação, mas algumas fontes relatam que as imagens foram feitas recentemente, na região de Severodonetsk, leste da Ucrânia.
Em "Notícias"