• Início
  • Assine
  • Loja Action
    • Edições Antigas
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ucrânia: vídeos mostram Sukhoi Su-25 em manobras impressionantes

19 de maio de 2022
Ucrânia: vídeos mostram Sukhoi Su-25 em manobras impressionantes (Fonte: @RALee85).

Ucrânia: vídeos mostram Sukhoi Su-25 em manobras impressionantes. Novos vídeos impressionantes dos combates aéreos sobre a Ucrânia circulam nas redes sociais. Como de costume, as informações carecem de confirmação, mas algumas fontes relatam que as imagens foram feitas recentemente, na região de Severodonetsk, leste da Ucrânia.

Os vídeos mostram o árduo trabalho dos pilotos de dois Sukhoi Su-25 Frogfoot voando praticamente “colados no solo”, na altura das árvores, usando táticas defensivas de combates em área hostil, para evitar principalmente os mísseis guiados por infravermelho lançados por MANPADS.

Ucrânia: vídeos mostram Sukhoi Su-25 em manobras impressionantes (Fonte: @RALee85).
Sukhoi Su-25 lançando flares a baixa altura (Fonte: @RALee85).

Apesar da baixa qualidade das filmagens, é possível ver claramente os jatos voando em altas velocidades, muito baixo e manobrando “erraticamente” para evitar as defesas anti-aéreas, enquanto os seus pilotos liberam os dispositivos de autodefesa chaff & flare, para evitar possíveis mísseis disparados contra eles.

Como os ucranianos e os russos voam o Su-25, é difícil identificar à qual força aérea pertencem os jatos. O autor do vídeo supostamente é ucraniano, e durante a filmagem ele diz “é dos nossos!”. Alguns comentários nas redes sociais sugerem que a camuflagem não parece ser escura como dos Su-25 russos, e estariam mais parecidas com o esquema cinza claro digitalizado dos Frogfoot ucranianos. Fato é que será impossível certificar esses detalhes, devido a baixa qualidade da filmagem.

Dupla de Su-25 em manobras impressionantes a baixa altura (Fonte: @RALee85).
De outro ângulo, a dupla de Su-25 voando ultra baixo (Fonte: @RALee85).

Especialistas sugerem que a guerra na Ucrânia provavelmente mudará as táticas operacionais adotadas por muitas forças aéreas, pelo menos para aquelas que praticamente abandonaram os voos ultra-baixos. A superioridade aérea permitiu que as aeronaves de ataque ao solo operem em níveis mais altos, em vez de voar “lambendo o chão”, como feito, por exemplo, na Guerra das Falklands/Malvinas.

Como a maioria das filmagens vindas da Ucrânia claramente destacou, o espaço aéreo contestado e as ameaças dos MANPADS tornaram as habilidades dos pilotos de voar em ultra-baixos níveis novamente relevantes para a sobrevivência em combate.

Fonte: The Aviationist

Siga-nos no Twitter @RFA_digital

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Av. das Américas, 3333, sala 817, Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ – CEP 22.631-003
Editorial: [email protected]
Apoio ao Cliente: [email protected]
© Força Aérea 2021-2022. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login