Sukhoi desenvolverá caça monomotor de 5ª geração. O fabricante de aeronaves russo Sukhoi, estaria trabalhando no desenvolvimento de um caça monomotor de quinta geração. O fato foi divulgado pela agência de notícias estatal RIA Novosti, citando fontes da indústria aeronáutica.
Segundo informações da agência, o projeto do futuro caça leve utilizará as tecnologias adquiridas no desenvolvimento do caça furtivo Su-57, principalmente a eletrônica embarcada, revestimentos especiais de absorção sinais de radar, armamentos e até mesmo o motor.
Entre algumas características do novo caça monomotor, estará o peso máximo de 18 toneladas, velocidade máxima superior a Mach 2 e capacidades de pouso e decolagens “ultra curtas”.
Inicialmente poderão ser utilizados motores Saturn Al-31FN das séries 3 e 4, que estão em operação em outras aeronaves, até que que um novo motor, especialmente desenvolvido para o futuro caça, esteja pronto para os testes.
O layout do futuro jato russo não foi divulgado, mas especula-se que não ficará distante dos atuais caças monomotores em operação, como os americanos F-16 e F-35, o sueco JAS-39 Gripen ou o chinês J-10.
A configuração monomotor reduz significativamente o custo operacional, aumenta a capacidade da linha de produção, simplifica a operação e manutenção. Por outro lado, um caça deste porte tem menor capacidade de combate e sobrevivência.
@FFO