De acordo com a publicação russa Reporter somente em 2022 a Rússia terá um novo motor para o caça Su-57, conhecido como Produto 30 [Izdelie 30]. Com o desenvolvimento do novo motor, Moscou está deliberadamente desacelerando a produção em série da aeronave, afirma a publicação.
Hoje, o Su-57 é movido pelo motor AL-41F1, uma versão melhorada do AL-41. O AL-41F1 difere do motor F119PW-100 do F-22, por ter apenas 9% menos potência do que seu concorrente americano.
Os russos esperam que seu Produto 30, também conhecido como “Saturno 30”, seja o mais potente motor do mundo e neutralize a vantagem dos americanos. Se o desenvolvimento do motor ocorrer de acordo com o planejado, Moscou espera que possa produzir em série entre 20 a 25 Su-57 por ano.
Mas por que o Su-57 ainda não é um caça de 5a geração e o que o motor tem com isto? No início de 2020, os engenheiros russos do projeto enfrentaram dificuldades em três áreas – tecnologia stealth, motor e aviônica, o que não colocava no mesmo nível operacional de caças como o F-22 e F-35.
Os russos resolveram o problema da capacidade stealth, colocando um capa parafusada, não rebitada sobre a aeronave. Porém, para alguns especialistas, parafusos podem emitir ondas de rádio significativas que podem ser captadas em determinadas circunstâncias por radares avançado. Isto deixa dúvidas se o Su-57 é de fat 100% Stealth.
O segundo problema era o motor, que ao que consta os russos estão determinados a solucionar. Ter um motor mais potente do que seus concorrentes, além de trazer desempenho, pode evitar perdas nas vendas para o exterior. Vale lembrar que o desempenho do motor representou um papel significativo na recusa da Índia e da China em adquirir o Su-57. Vale lembrar que em 2019, um dos protótipo do Su-57 caiu durante um de seus últimos testes por problemas de motor.
O terceiro problema é a aviônica. Os russos anunciam o Su-57 como um caça com azimute absoluto, ou seja, capacidade de sensibilidade de 360 graus. Até o momento, sabemos que essa tecnologia está integrada apenas no F-35. Não há informações confirmadas de que o Su-57 possui um conjunto completo de sensores em 360º. Essa aviônica avançada ainda não é plenamente dominada pela Rússia, apesar que várias fontes já dizem que eles estão perto de seu desenvolvimento.
O Sukhoi Su-57 (OTAN – Felon) é um caça bimotor supersônico, super manobrável – uma característica dos caças russos, que foi projetado para obter superioridade aérea. Sem dúvida é uma excelente aeronave, mas para ainda não é um legítimo caça de 5a geração.
@CAS