• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Suécia também deve desativar seus NH90

24 de novembro de 2022
Suécia também deve desativar seus NH90. Um helicóptero de transporte tático NHIndustries Hkp 14E (NH90 TTH) operado pela Força Aérea Sueca conduz operações em clima frio na Suécia (Foto: Airbus/Anthony Pecchi).
Suécia também deve desativar seus NH90. Um helicóptero de transporte tático NHIndustries Hkp 14E (NH90 TTH) operado pela Força Aérea Sueca conduz operações em clima frio na Suécia (Foto: Airbus/Anthony Pecchi).

Suécia também deve desativar seus NH90. Depois que a Bélgica, a Austrália e a Noruega anunciaram planos para substituir suas respectivas frotas de helicópteros NHIndustries NH90, a Suécia parece seguir pelo mesmo caminho. Motivo: baixa disponibilidade. A Suécia já vinha questionado o desempenho do NH90 ao longo deste ano.

O Comandante das Forças Armadas Suecas — Gen Micael Bydén, revelou que a Suécia realizou uma avaliação dos Hpk14 (designação dos NHI NH90 TTH na suécia) que resultou em relatório que orienta a aquisição de um novo helicóptero e a desativação do NH90. O relatório, publicado em 31 de outubro, revelou que a Suécia pretende descartar sua frota Hkp 14E (NH90 TTH — Tactical Transport Helicopter) e Hkp 14F (NH90 NFH — NATO Frigate Helicopter) devido às suas baixas taxas de disponibilidade. Embora o plano ainda exija a aprovação do governo, a decisão da Suécia de cortar suas frotas NH90 não surpreende, pois a Força Aérea Sueca está insatisfeita com a plataforma há algum tempo e discutiu publicamente planos para cancelar o acordo e retirar seu Hkp 14E/F helicópteros do serviço operacional.

Suécia também deve desativar seus NH90. Suécia é o quarto país a renegar os NH90 (Foto: MoD Suécia).
Suécia também deve desativar seus NH90. Suécia é o quarto país a renegar os NH90 (Foto: MoD Suécia).

Para atender à retirada dos Hkp 14E/F, o relatório afirma que a Suécia adquiriria mais helicópteros utilitários Sikorsky Hkp 16 (UH-60M) Black Hawk para substituir seus Hkp 14E, bem como um “novo helicóptero marítimo” para suceder seus Hkp 14F. “O objetivo é atender aos requisitos operacionais e aumentar a disponibilidade nos sistemas de helicópteros para poder apoiar o exército, as forças especiais e as necessidades da marinha”, acrescentou o relatório. Embora nenhum tipo de helicóptero tenha sido especificamente mencionado em relação à substituição do Hkp 14F, Estocolmo vem mantendo um claro interesse no Sikorsky MH-60R Seahawk, que faria uma boa dupla com os UH-60M.

A decisão da Suécia de cortar seus helicópteros Hkp 14E/F ocorre depois que Bélgica, Austrália e Noruega anunciaram planos de eliminar gradualmente suas próprias frotas NH90. Como parte de sua Revisão Estratégica de Defesa (publicada em junho de 2020), a Bélgica revelou que vai eliminar gradualmente sua frota de quatro helicópteros NH90 TTH até 2024 devido aos altos custos operacionais e baixa disponibilidade. Esses helicópteros serão substituídos por 15 helicópteros utilitários leves Airbus H145M. Apesar dos planos de retirar seus quatro NH90 TTH, o país ainda pretende manter os quatro NH90 NFH no serviço da Marinha da Bélgica.

Tendo adquirido 47 MRH90 Taipan (NH90 TTH), a Austrália opera o tipo desde julho de 2008. Eles foram adquiridos para substituir os Bell UH-1 e S-70A no Australian Army Aviation Corps (AAAC’s). Apesar de operar o tipo por mais de uma década, a Austrália não esconde o fato de que sua frota MRH90 sofreu atrasos, deficiências de desenvolvimento e falta de peças sobressalentes/reparos disponíveis, levando a baixas taxas de disponibilidade. Em dezembro de 2021, o governo australiano anunciou planos para substituir a frota MRH90 do AAAC por UH-60M Black Hawks. Em 25 de agosto de 2022, a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa dos EUA (DSCA) revelou que a aprovação do Departamento de Estado dos EUA para a possível Venda Militar Estrangeira (FMS) de 40 UH-60M para a Austrália. Além disto, a Austrália confirmou que os MRH-90 Cayman usados no 808 Sq sediado em Nowra, NSW (YSNW) na HMAS Albatross, serão retirados do serviço na Marinha Australiana e substituídos por 13 MH-60R Sea Hawk.

A Noruega, vizinha escandinava e aliada de longa data de Estocolmo, estava determinada a prosseguir com sua intenção de rescindir seu contrato NH90 NFH em 10 de junho de 2022, quando o Ministro da Defesa do país anunciou que a frota havia sido retirada da Real Força Aérea Norueguesa (RNoAF) com efeito imediato e que a Agência Norueguesa de Material de Defesa (NDMA) recebeu a tarefa de rescindir o contrato com a NHIndustries, que contesta as alegações. Oslo também buscou ganhar 5 bilhões de coroas (US$ 525 milhões) da empresa como compensação.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login