Suécia também deve desativar seus NH90. Depois que a Bélgica, a Austrália e a Noruega anunciaram planos para substituir suas respectivas frotas de helicópteros NHIndustries NH90, a Suécia parece seguir pelo mesmo caminho. Motivo: baixa disponibilidade. A Suécia já vinha questionado o desempenho do NH90 ao longo deste ano.
O Comandante das Forças Armadas Suecas — Gen Micael Bydén, revelou que a Suécia realizou uma avaliação dos Hpk14 (designação dos NHI NH90 TTH na suécia) que resultou em relatório que orienta a aquisição de um novo helicóptero e a desativação do NH90. O relatório, publicado em 31 de outubro, revelou que a Suécia pretende descartar sua frota Hkp 14E (NH90 TTH — Tactical Transport Helicopter) e Hkp 14F (NH90 NFH — NATO Frigate Helicopter) devido às suas baixas taxas de disponibilidade. Embora o plano ainda exija a aprovação do governo, a decisão da Suécia de cortar suas frotas NH90 não surpreende, pois a Força Aérea Sueca está insatisfeita com a plataforma há algum tempo e discutiu publicamente planos para cancelar o acordo e retirar seu Hkp 14E/F helicópteros do serviço operacional.
Para atender à retirada dos Hkp 14E/F, o relatório afirma que a Suécia adquiriria mais helicópteros utilitários Sikorsky Hkp 16 (UH-60M) Black Hawk para substituir seus Hkp 14E, bem como um “novo helicóptero marítimo” para suceder seus Hkp 14F. “O objetivo é atender aos requisitos operacionais e aumentar a disponibilidade nos sistemas de helicópteros para poder apoiar o exército, as forças especiais e as necessidades da marinha”, acrescentou o relatório. Embora nenhum tipo de helicóptero tenha sido especificamente mencionado em relação à substituição do Hkp 14F, Estocolmo vem mantendo um claro interesse no Sikorsky MH-60R Seahawk, que faria uma boa dupla com os UH-60M.
A decisão da Suécia de cortar seus helicópteros Hkp 14E/F ocorre depois que Bélgica, Austrália e Noruega anunciaram planos de eliminar gradualmente suas próprias frotas NH90. Como parte de sua Revisão Estratégica de Defesa (publicada em junho de 2020), a Bélgica revelou que vai eliminar gradualmente sua frota de quatro helicópteros NH90 TTH até 2024 devido aos altos custos operacionais e baixa disponibilidade. Esses helicópteros serão substituídos por 15 helicópteros utilitários leves Airbus H145M. Apesar dos planos de retirar seus quatro NH90 TTH, o país ainda pretende manter os quatro NH90 NFH no serviço da Marinha da Bélgica.
Tendo adquirido 47 MRH90 Taipan (NH90 TTH), a Austrália opera o tipo desde julho de 2008. Eles foram adquiridos para substituir os Bell UH-1 e S-70A no Australian Army Aviation Corps (AAAC’s). Apesar de operar o tipo por mais de uma década, a Austrália não esconde o fato de que sua frota MRH90 sofreu atrasos, deficiências de desenvolvimento e falta de peças sobressalentes/reparos disponíveis, levando a baixas taxas de disponibilidade. Em dezembro de 2021, o governo australiano anunciou planos para substituir a frota MRH90 do AAAC por UH-60M Black Hawks. Em 25 de agosto de 2022, a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa dos EUA (DSCA) revelou que a aprovação do Departamento de Estado dos EUA para a possível Venda Militar Estrangeira (FMS) de 40 UH-60M para a Austrália. Além disto, a Austrália confirmou que os MRH-90 Cayman usados no 808 Sq sediado em Nowra, NSW (YSNW) na HMAS Albatross, serão retirados do serviço na Marinha Australiana e substituídos por 13 MH-60R Sea Hawk.
A Noruega, vizinha escandinava e aliada de longa data de Estocolmo, estava determinada a prosseguir com sua intenção de rescindir seu contrato NH90 NFH em 10 de junho de 2022, quando o Ministro da Defesa do país anunciou que a frota havia sido retirada da Real Força Aérea Norueguesa (RNoAF) com efeito imediato e que a Agência Norueguesa de Material de Defesa (NDMA) recebeu a tarefa de rescindir o contrato com a NHIndustries, que contesta as alegações. Oslo também buscou ganhar 5 bilhões de coroas (US$ 525 milhões) da empresa como compensação.
@CAS