• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Suécia questiona a eficácia e o desempenho dos NH90

25 de julho de 2022
Suécia questiona a eficácia e o desempenho dos NH90. SwAF poderá devolver a frota assim como fez Austrália e Noruega (Foto: SwAF).
Suécia questiona a eficácia e o desempenho dos NH90. SwAF poderá devolver a frota assim como fez Austrália e Noruega (Foto: SwAF).

Suécia questiona a eficácia e o desempenho dos NH90. Depois de Noruega e Austrália é a vez da Suécia expor seu descontentamento com os helicópteros NHIndustries NH90. A Força Aérea Sueca (SwAF) está avaliando a eficácia e o desempenho de seu helicóptero de guerra antissubmarino (ASW) NHI NH90. A avaliação inicial é que a plataforma não entrega atualmente as capacidades planejadas e prometidas às forças armadas do país.

Em 2001, a SwAF assinou o contrato de compra de 18 helicópteros NH90, designado localmente como HKP14, além de sete outras unidades em opção, recebendo a primeira plataforma em 2015. A aquisição sueca incluiu nove NH90 TTH (Tactical Transport Helicopter) — HPK14D para missões terrestes e nove NH90 NFH (NATO Frigate Helicopter) — HPK14F, a versão ASW. O décimo oitavo e último HKP14 em 2019. Eles operaram na F21 (ala 21) em Luleå/Kallax (ESPA), vinculados a Flotilha de Helicópteros das Forças Armadas Suecas (Försvarsmaktens Helikopterflottilj).

Falando em um evento da Força Aérea Sueca em Londres em 17 de julho, o Major-General Carl-Johan Edstrom, comandante da Força Aérea Sueca, disse que o NH90 “não estava entregando o que deveria entregar no momento e estamos realizando uma revisão ampla. É uma grande decisão do que faremos com a frota de NH90. Estamos falando com outros operadores”. Por outro lado, a frota UH-60M Black Hawk estava “realmente funcionando bem” para os militares suecos, disse Edstrom. O episódio lembra o mesmo impasse na Austrália, onde o Australian Army fez a mesma relação, que o UH-60 é melhor, tanque que está adquirindo ele para substituir os 41 NH90, localmente MRH-90 Taipan. Vale lembrar que a Australian Navy também se desfez dos MRH-90 em prol dos MH-60r SeaHawk.

O NH90 sofreu um revez notável no início deste ano, depois que a Noruega optou por devolver seus NH90 e disse que buscaria “restituição total de fundos e ativos recebidos por ambas as partes”, no valor de cerca de NOK5 bilhões, além de juros e outras despesas.

A NHIndustries, principal contratante do programa, é uma joint venture entre a Airbus Helicopters, Leonardo e GKN Fokker. De acordo com a NHIndustries, o programa é o maior do gênero lançado na Europa, com mais de 500 unidades encomendadas para França, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Finlândia, Noruega, Suécia, Grécia, Omã, Austrália, Nova Zelândia, Espanha e Bélgica. Em abril de 2021, 444 aeronaves NH90 foram declaradas operacionais em 13 países, com mais de 100 helicópteros navais NH90 NFH entregues a seis países até novembro de 2020.

Em junho, a Suécia anunciou sua intenção de ingressar na OTAN , um movimento influenciado pela invasão em larga escala da Rússia pela Rússia em 24 de fevereiro. O benchmark da OTAN pede que os membros contribuam com 2% de seu PIB nacional para os gastos com defesa nacional.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login