Suécia substituirá sua frota de helicópteros NH90. A Suécia deverá substituir seus helicópteros navais NHIndustries (NHI) NH90 e adquirir novos UH-60M Black Hawk terrestres. O anúncio foi divulgado em 01 de novembro pelo General Micael Bydén, Comandante das Forças Armadas Suecas.
“Estamos com uma proposta de reforço da defesa aérea nacional, através da aquisição de novos helicópteros navais e terrestre HKP16, entre outras coisas”, disse o general Bydén, referindo-ao UH-60M por sua designação nacional (HKP 16).
Em 2001, a SwAF assinou o contrato de compra de 18 helicópteros NH90, designado localmente como HKP14, recebendo a primeira plataforma em 2015. A aquisição envolveu nove NH90 TTH (Tactical Transport Helicopter) — HPK14D para missões terrestres e nove NH90 NFH (NATO Frigate Helicopter) — HPK14F, para guerra anti-submarina (ASW), anti-superfície (ASuW).
A frota NH90 da SwAF deveria estar totalmente operacional em 2008, mas isso foi progressivamente adiado a ponto de ainda não ser alcançado. De acordo com Janes World Air Forces, a SwAF tem uma média de 12 NH90 operacionais simultaneamente.
Em um evento na Farnborough Airshow de Londres, em 17 de julho, o Major-General Carl-Johan Edstrom, comandante da Força Aérea Sueca, disse que o NH90 “não estava entregando o que deveria entregar no momento e estamos realizando uma revisão ampla. É uma grande decisão do que faremos com a frota de NH90. Estamos falando com outros operadores”. Por outro lado, a frota UH-60M Black Hawk estava “realmente funcionando bem” para os militares suecos, disse Edstrom.
Fonte: Janes Defense
@FFO