Sudão negocia com Argélia a transferência dos MiG-29S/UB. A Argélia estaria planejando fornecer ao Sudão caças MiG-29 excedentes, para reforçar as suas capacidades militares em meio a um conflito interno em andamento. A informação foi divulgada pelo site Defense Arabic, reforçando suposições que surgiram há alguns meses.
De acordo com a notícia, o Ministério da Defesa da Argélia poderia transferir até 31 jatos de fabricação russa para a Força Aérea do Sudão combater o grupo paramilitar conhecido como Forças de Reação Rápida (RRF), que estaria recebendo suporte da Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia.
O Sudão enfrenta uma guerra civil desde o golpe de estado de 2019, que levou à deposição do presidente Omar al-Bashir. Desde então, o conflito entre as Forças Armadas Nacionais do Governo e vários grupos milicianos atraiu atores externos, incluindo a inteligência militar ucraniana, complicando ainda mais a situação social do país.
Em 2000, a Argélia recebeu 31 jatos MiG-29S/UB comprados da Rússia e da Bielorrússia no ano anterior. Ao longo de duas décadas, a Força Aérea Argelina foi sendo reequipada com modernos MiG-29M/M2 comprados em 2019, além dos avançados Su-30MKA. Com isso, a partir de 2020 os mais antigos MiG-29S/UB foram gradualmente retirados de serviço e armazenados.
A transferência potencial dos envelhecidos MiG-29S/UB para o Sudão, apoia os esforços da Argélia em concretizar a aquisição de avançados jatos russos Su-57, os quais o país vem negociando com Moscou há cerca de quatro anos. Este é mais um passo no esforço da Argélia para modernizar sua Força Aérea.
@FFO