

Sri Lanka deverá receber dois C-130H Hércules dos EUA. A Força Aérea do Sri Lanka (SLAF) deverá receber dois Lockheed C-130H Hercules dos Estados Unidos para substituir seus antigos C-130K ex-RAF que estão com quase 60 anos de idade. A Austrália estaria apoiando a negociação.
De acordo com o portal Scramble, os C-130H seriam oriundos da frota de excedentes da USAF, sendo que um deles seria pago pela Austrália. Há mais de uma década que a Força Aérea Real Australiana (RAAF) aposentou seus últimos C-130H.
O último de doze C-130H australianos foi retirado de serviço ativo em 30 de novembro de 2012, sendo nove vendidos para a Força Aérea da Indonésia. O único C-130H remanescente na Austrália é o A97-011, preservado no acervo do Museu da RAAF da Base Aérea de Point Cook.
Também estão em fase de planejamento dez helicópteros de treinamento Bell TH-57 Sea Ranger, excedentes da Marinha dos EUA, que foram doados há um ano. A chegada das primeiras aeronaves estava originalmente prevista para 2025, mas agora foi adiada para 2026.
A SLAF reúne seus antigos C-130K e An-32 no 2º Esquadrão de Transporte Pesado, sediado na Base Aérea de Katunayake, no setor militar do Aeroporto Internacional de Colombo/Bandaranaike.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO