• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

SOF dos Emirados Árabes Unidos testa UH-60 equipado com motos elétricas

20 de novembro de 2021
SOF dos Emirados Árabes Unidos testa UH-60 equipado com motos elétricas (Foto: via Electrek).
SOF dos Emirados Árabes Unidos testa UH-60 equipado com motos elétricas (Foto: via Electrek).

SOF dos Emirados Árabes Unidos testa UH-60 equipado com motos elétricas. Um helicóptero Sikorsky UH-60M Black Hawk das Forças de Operações Especiais dos Emirados Árabes Unidos (SOF UAE), exposto no Dubai Airshow 2021, está chamando a atenção dos visitantes da feira, que se encerrará nesta sexta-feira (18/11). O projeto é apresentado pelo Grupo de Aviação 18, componente do Comando de Operações Especiais dos Emirados Árabes Unidos (SOCOM UAE).

O helicóptero UH-60M foi equipado com duas motocicletas elétricas, em um conceito desenvolvido com objetivo de ampliar a capacidade de reconhecimento das unidades terrestres. As motos, modelo Zero FX, são atualmente usadas por algumas unidades SOF pelo mundo, mas não em helicópteros. Neste caso elas ficam instaladas em rampas externas fixadas nos dois lados do Black Hawk.

Este “kit” busca resolver uma situação comum em operações das Forças Especiais: o forte ruído gerado pelo helicóptero, que dificulta a realização de uma operação discreta.

Por esse motivo, muitas vezes os homens das SOF são deixados muito afastados do seu alvo, tendo de caminhar longas distâncias a pé. O uso de motocicletas elétricas permite que sejam percorridas distâncias maiores em menor tempo, com o acréscimo de poder transportar equipamentos extras.

Por conta das características dos motores elétricos, como o baixo nível de ruído, ausência do cheiro dos gases da combustão, a forte aceleração (torque), entre outros, essas motos são especialmente uteis em missões de infiltrações furtivas em terrenos acidentados.

Os UH-60 Black Hawks possuem um sistema chamado External Stores Support System (ESSS), onde podem ser equipados com cabides laterais capazes de receber armamentos ou tanques auxiliares. Neste projeto, as motocicletas foram instaladas no local onde ficariam os ESSS.

Produzidas pela empresa norte-americana Zero Motorcycles, o modelo Zero FX é popular entre amantes de trilhas off-road por ser robusta, resistente e necessitar de pouca manutenção. São equipadas com motor elétrico de 34 kW (45 cv), tem um sistema de recarga rápida da bateria (que pode ser facilmente trocada), a Zero FX alcança uma velocidade máxima de aproximadamente 130 km/h.

Um representante das SOFUAE no Dubai Airshow 2021 explicou que o “kit” Black Hawk + Zero FX esta em fase de testes e avaliações, e que a unidade também está considerando outros fabricantes de motocicletas elétricas off-road.

Fonte: Electrek

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login