Skunk Works realiza o roll-out X-59 — o supersônico silencioso. A Divisão da Lockheed Martin, a Skunk Works e a NASA revelaram oficialmente o X-59 na sexta-feira, dia 12 de janeiro, em uma cerimônia em Palmdale, Califórnia. O X-59 é uma aeronave experimental exclusivamente projetada para “silenciar” o estrondo sônico.
Na prática, O X-59 é destinado ao programa Questt (Quiet Supersonic Transport) ou Transporte Supersônico Silencioso, destinado a coletar dados que possam permitir “reconsiderar” a proibição de voos supersônicos sobre terra.
Espera-se que o X-59 voe a 1,4 vezes a velocidade do som. O design, especialmente o formato, deve permitir atingir essas velocidades e, ao mesmo tempo, produzir um estrondo sônico mais silencioso no solo. O nariz fino e cônico do X-59 representa quase um terço de seu comprimento e quebra as ondas de choque que normalmente causariam um estrondo sônico em uma aeronave supersônica.
A equipe da Quest também projetou a aeronave com o compartimento do motor na parte superior e deu-lhe uma parte inferior lisa para evitar que as ondas de choque convergissem para trás da aeronave e causassem um estrondo sônico.
A cerimônia é um marco significativo na jornada de décadas da Lockheed Martin e da NASA para resolver um dos desafios mais persistentes do voo supersônico — o estrondo sônico. O objetivo da NASA e a Lockheed Martin é coletar dados sobre como uma possível geração futura de aviões supersônicos poderia voar de forma mais silenciosa.
“Toda a equipe do X-59 contou com a experiência de ambas as organizações lendárias, NASA e Lockheed Martin, para garantir o sucesso deste programa. Estou extremamente orgulhoso de todos que permitiram este momento histórico”, disse Greg Ulmer, vice-presidente executivo da Lockheed Martin Aeronautics.
“Estamos entusiasmados por assumir este desafio ao lado da NASA, cuja silenciosa missão de tecnologia supersónica terá impactos duradouros e transformacionais para pessoas em todo o mundo. Este projeto é apenas um exemplo da engenhosidade mais ampla de nossa indústria, à medida que nos esforçamos continuamente para ir além do que é possível”, disse John Clark, vice-presidente e gerente geral da Lockheed Martin Skunk Works.
Entre as personalidades presentes a cerimônia estavam:
Em seguida, a aeronave completará testes de solo, incluindo testes de funcionamento do motor e de táxi, antes de seu próximo marco importante, o primeiro voo, ainda este ano. Após a aeronave ser validada nos testes iniciais de voo, ela passará para a fase de testes acústicos.
Esta fase incluirá voos sobre áreas povoadas para fornecer aos reguladores dos EUA e internacionais dados estatisticamente válidos, necessários para aprovar novas regras que poderão permitir voos supersônicos comerciais silenciosos sobre terra. Isto reduziria o tempo de voo comercial para metade do que é hoje, transformando as viagens de pessoas em todo o mundo.
Com sede em Bethesda, Maryland, a Lockheed Martin Corporation é uma empresa global de segurança e aeroespacial que emprega aproximadamente 116.000 pessoas em todo o mundo e está principalmente envolvida na pesquisa, design, desenvolvimento, fabricação, integração e sustentação de sistemas, produtos e serviços de tecnologia avançada.
@CAS