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NASA adia voo inaugural do X-59 QueSST para 2024

21 de novembro de 2023
NASA adia voo inaugural do X-59 QueSST para 2024 (Fotos: NASA/LM).
NASA adia voo inaugural do X-59 QueSST para 2024 (Fotos: NASA/LM).

NASA adia voo inaugural do X-59 QueSST para 2024. O voo inaugural do Lockheed X-59 QueSST (Quiet SuperSonic Technology, ou Supersônico de Tecnologia Silenciosa) foi adiado para o ano que vem. A decisão foi tomada pela NASA e Lockheed Martin, depois do projeto sofrer uma série de problemas nos testes em solo.

De acordo com a NASA, ocorreram uma série de problemas em alguns subsistemas do protótipo do X-59 QueSST nos recentes testes estáticos realizados nas instalações da Skunk Works, empresa de projetos especiais da Lockheed Martin, localizada em Palmdale, na Califórnia. Um novo cronograma para o primeiro voo será divulgado em momento oportuno, informou a Agência Espacial dos Estados Unidos.

O programa X-59 QueSST foi desenvolvido para estudar uma maneira de realizar voos supersônicos sem os “estrondos sônicos” (sonic boom), um efeito sonoro natural produzido quando a aeronave ultrapassa a velocidade do som. O objetivo dos engenheiros é reduzir o sonic boom a tal ponto que dificilmente seja ouvido em solo.

Os dados coletados nos voos de testes do X-59 serão utilizados pelas autoridades aeronáuticas americanas e internacionais para determinar se poderá ser levantada a proibição de voos civis supersônicos sobre regiões continentais.

Desde 1973 a legislação internacional proíbe viagens comerciais supersônicas sobre áreas habitadas. Esse tipo de voo pode ocorrer somente sobre os Oceanos, como faziam as companhias British Airways e Air France com o seu icônico SST Concorde entre 1976 e 2003.

De acordo com dados oficias, o X-59 QueSST poderá voar em altitudes de até 55.000 pés e velocidades de aproximadamente de Mach 1,4 (1.700 km/h). Nestas condições de voo, o estrondo sônico gera um som de 75 PLdB (Nível Percebido de Decibéis), que pode ser comprado a batida da porta de um carro sendo fechada.

Espera-se que a ICAO e a FAA recebam os dados coletados pelo QueSST em 2027, e que no ano seguinte emitam um parecer sobre essas operações.

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