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Seul e Jacarta negociam o acordo sobre KF-21

13 de novembro de 2021
Seul e Jacarta negociam o acordo sobre KF-21 (Foto: KAI).
Seul e Jacarta negociam o acordo sobre KF-21 (Foto: KAI).

Seul e Jacarta negociam o acordo sobre KF-21. Coréia do Sul e Indonésia começaram a renegociar o investimento conjunto no caça KAI KF-21, Boramae, em uma rodada de negociações esta semana na capital da Indonésia – Jacarta.  As expectativas são positivas de que um acordo seja alcançado esta semana, depois que o governo indonésio enviou 30 engenheiros para a Coréia em agosto, um sinal da retomada do projeto por parte de Jacarta.

A Coreia do Sul e a Indonésia concordaram em 2015 em investir KRW8,8 trilhões (US$ 7,6 bilhões) para desenvolver o KF-21, com Jacarta pagando 20% dos custos de desenvolvimento em troca de acesso às tecnologias e, naturalmente, um lote de aeronaves, inda não definido. Porém, a Indonésia não havia feito os pagamentos em 2017 e a instabilidade do projeto fez com o governo de Jacarta cogitasse abandonar o projeto em 2020. Esta decisão aparentemente foi revertida em abril deste ano.

A aeronave foi apresentada oficialmente (roll out) pela Korea Aerospace Industries (KAI) em 09 de abril de 2021. Iniciado em 2016, o primeiro voo do KF-21 está previsto para o ano que vem. A Força Aérea da República da Coréia (RoKAF) espera que 40 unidades estejam operacionais em 2028 e que todos os 120 encomendados KF-21 sejam entregues até 2032. Com o objetivo de substituir os jatos de combate McDonnell Douglas F-4 Phantom II e Northrop F-5 da Força Aérea Coreana, o KF-21 Boramae é uma aeronave de 4.5 geração.

As expectativas eram altas de que um acordo seria alcançado esta semana. Kang Eun-ho, chefe da Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA), a agência estatal de aquisição de armas, chegou a Jacarta na noite de terça-feira – 9/11 com seis negociadores. A contribuição atrasada da Indonésia atualmente chega a 800 bilhões de won.

Informações iniciais, dão contra que a Indonésia está pedindo para reduzir sua participação em 5% do investimento conjunto inicial de 20% do KF-21 e solicitando mais transferências de tecnologia do que o estipulado no acordo original. A Indonésia planeja produzir 48 jatos KF-21 localmente depois de receber um protótipo e transferência de tecnologia. Isto reduziria o investimento de US$ 1,52 bilhões para US$ 1.14 bilhões.

No entanto, mesmo se um acordo for alcançado, o governo indonésio está atualmente concentrando seu orçamento em lidar com a crise Covid-19 no país. Uma possibilidade é que comece a pagar suas contribuições parceladas, sem pagar dívidas atrasadas desde 2017.

@CAS

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