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Coréia do Sul apresenta oficialmente o caça KF-21 Boramae

9 de abril de 2021
O KF-X agora se chama KF-21 Boramae (Falcão), e será o caça de primeira linha da RoKAF na próxima década (Foto: KAI).
O KF-X agora se chama KF-21 Boramae (Falcão), e será o caça de primeira linha da RoKAF na próxima década (Foto: KAI).

A Korea Aerospace Industries (KAI) apresentou oficialmente nesta sexta-feira (09/04), o primeiro protótipo do seu novo caça KF-X, agora renomado como KF-21 “Boramae”. A cerimônia foi realizada nas instalações da empresa em Sacheon, e contou com a presença do presidente sul-coreano Moon Jae-in, pelo Ministro da Defesa da Indonésia Prabowo Subianto entre outras autoridades e convidados.

O protótipo 001 foi apresentado com bandeiras da Coréia do Sul e da Indonésia, parceira no projeto com 20% do investimento. Existem fortes rumores de que Jacarta não estaria cumprindo com a sua parte do acordo, atrasando parcelas de investimento.

Iniciado em 2016, o programa KF-X recebeu cerca de US$ 8 bilhões para o desenvolvimento de um caça de 4ª Geração sul-coreano, com objetivo de substituir os F-4D Phantom e F-5E/F Tiger II da Força Aérea da República da Coréia (RoKAF). Apesar de não ser um caça com capacidades furtivas (stealth), a KAI projeta que o “Boramae” será um caça de combate com capacidades muito próximas aos de 5ª geração, comparáveis às versões mais avançadas do F-16 Fighting Falcon.

Durante a cerimônia de apresentação do KF-21, a Capitão Yang Yoon-young, da RoKAF, piloto de provas do KF-X, foi saudada pelo Presidente Moon Jae-in (Fotos: Redes Sociais).

Embora a aeronave apresente grande percentual de equipamentos produzidos localmente (cerca de 65%), como os radares AESA, sistemas infravermelhos de busca e rastreamento (IRST) e um conjunto de guerra eletrônica, o programa depende de tecnologia estrangeira para alguns recursos, como sistemas israelenses de alerta de proximidade com o solo (GPWS), por exemplo.

Até o momento, o programa KF-X envolveu mais de 12 mil empregos diretos e indiretos, em cerca de 700 empresas nacionais de alta tecnologia. Espera-se que mais de cem mil postos de trabalho sejam beneficiados quando iniciar a produção em sérei do KF-21.

Além da capacidade de combate aéreo, o Boramae poderá realizar missões de ataque ao solo. Com alto desempenho, velocidade supersônica de aproximadamente Mach 1.8, e capacidade de carregar quase oito toneladas de armamentos, o KF-21 deverá ser a espinha dorsal da aviação de combate de primeira linha da RoKAF em um futuro próximo.

Com preço estimado em US$ 65 milhões por unidade, a KAI planeja exportar o KF-21 a partir de 2028. A empresa ressalta que o baixo custo operacional e a facilidade de manutenção serão fundamentais para o sucesso do jato no Sudeste Asiático.

Seis protótipos irão compor a camapanha de testes e desenvolvimento, sendo os três primeiros produzidos até o final deste ano e os três próximos no primeiro semestre de 2022.

O primeiro voo do KF-21 Boramae está previsto para o ano que vem, e a RoKAF espera que 40 unidades estejam operacionais em 2028 e que todos os 120 encomendados sejam entregues até 2032.

Cerimônia de apresentação do KF-21 Boramae (Fonte: MBC).

@FFO

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