

Rússia entregou dois Su-57 Felon para o primeiro cliente estrangeiro. Um alto executivo da United Aircraft Corporation (UAC), conglomerado estatal russo de defesa, confirmou durante o Dubai Airshow 2025, a entrega de dois caças de quinta geração Su-57E “Felon” para o primeiro cliente estrangeiro, não revelado.
Falando para jornalistas no evento nos Emirados Árabes Unidos, Vadim Badekha, CEO da UAC, confirmou que as duas aeronaves já estão em serviço ativo. “Elas entraram em combate e estão demonstrando suas melhores qualidades. Nosso cliente está satisfeito”, disse o executivo.
Embora a identidade do comprador não tenha sido divulgada, recentemente noticiamos que um documento interno vazado de uma fonte interna da Rostec (parte da UAC), apresentou detalhes do programa Su-57 e a Argélia seria o primeiro cliente estrangeiro do caça de quinta geração russo.
A exportação ocorre em um momento decisivo para o setor de defesa russo, que enfrenta grandes dificuldades para repor os equipamentos perdidos na guerra com a Ucrânia. O modelo de aquisição imposto pelo governo central estabelece valores fixos para os equipamrentos, o que tem criado problemas de caixa para as grandes empresas de defesa do país, as quais tem o mercado externo como saída para compensar as perdas internas.
O Sukhoi Su-57 Felon é o primeiro caça de quinta geração da Rússia, desenvolvido para contrapor os americanos F-35 e F-22, tendo realizado seu voo inaugural em 29 de janeiro de 2010. Suas reais capacidades são classificadas, mas sabe-se que o Felon é equipado com avançados sensores e aviônicos, emprega uma ampla gama de armas ar-ar e ar-solo e pode operar no regime supercruzeiro. Originalmente o governo encomendou 76 Su-57, com as primeiras unidades entregues em dezembro de 2020.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO