• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Primeiro Su-57 de série entregue pela Sukhoi

28 de dezembro de 2020
O Su-57 “01 Blue” taxiando em Novosibirsk no dia 25 de dezembro (Foto: Svetlana Balaeva).

Em 25 de dezembro, o primeiro caça de 5ª geração russo Sukhoi Su-57 “Felon” 01 Blue (Série 51002 – c/n T.50S-2) foi fotografado durante uma escala técnica para reabastecimento no Aeroporto Internacional de Tolmachevo, em Novosibirsk.

Primeiro Su-57 de série, “01 Blue”, durante escala técnica em Novosibirsk (Foto: Svetlana Balaeva).

Esta aeronave – a segunda da produção em série – estava em voo de translado da Fábrica da PJSC Company Sukhoi em Komsomolsk-on-Amur (KnAAZ), para Zhukovsky. Cabe lembrar que o primeiro Su-57 de produção em série (T.50S-1, serial 51001, 01 Blue), foi perdido em acidente em 24 de dezembro de 2019, durante os seus primeiros voos testes, por conta de uma falha no sistema de controle.

Até 2024 a RF VKS projeta recber 22 aeronaves Su-57 (Foto: Andrei Neimann).

A produção da segunda unidade de série (51002/01 Blue, c/n T.50S-2) foi finalizado no KnAAZ em setembro de 2020, e os voos de testes começaram no mes seguinte em Komsomolsk-on-Amur. Assim como o primeiro perdido no acidente, esta aeronave também recebeu o bort number “01 Blue”, desta vez com o símbolo 929 Centro Estatal de Testes de Voo do Ministério da Defesa da Federação Russa (929 GLITS MO RF) de Akhtubinsk. A agência de notícias TASS, informou que uma fonte de dentro do complexo militar-industrial, relatou que o Su-57 51002/01 Blue (T-50S-2) seria utilizado pelo 929 GLITS para testes de armamentos hipersônicos.

O Su-57 “01 Blue” é o segundo da produção em série, tendo em vista do acidente com perda total do primeiro exemplar (Foto: Svetlana Balaeva).

Em agosto de 2018 o MoD da Federação Russa e a PJSC Company Sukhoi assinaram um contrato para o fornecimento de dois caças Su-57 da série T.50S, com os motores de primeiro estágio Izd.117, com programação de entrega para 2019 (T.50S-1) e 2020 (T.50S-2). Em junho de 2019 foi assinado contrato para o fornecimento de 76 caças de 5ª geração Su-57 (incluindo os dois primeiros do contrato) com prazo de entrega até o final de 2027.

Até 2027 a Sukhoi deverá entregar 76 Su-57 para a RF VKS (Foto: Nicolay Enin).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login