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Retomados os voos dos CV/MV/CMV-22B Osprey

22 de março de 2024
Retomados os voos dos CV/MV/CMV-22 Osprey. Foto: US Navy.
Retomados os voos dos CV/MV/CMV-22B Osprey. Foto: US Navy.

Retomados os voos dos CV/MV/CMV-22B Osprey. O Naval Air Systems Command (NAVAIR), em um comunicado liberou a partir de 8 de março de 2024 às 7h EST, emitiu uma autorização de voo para a frota de Bell Boeing V-22 Osprey, suspendendo assim a proibição de voo que vinha sendo mantida desde 6 de dezembro de 2023.

 Esta decisão seguiu uma abordagem meticulosa e baseada em dados, que priorizam a segurança das tripulações aéreas. Uma investigação da USAF, que começou após a trágica perda de oito aviadores durante o acidente de 29 de novembro de 2023 em Yakushima, no Japão, que causou a morte de oito tripulantes, determinou que toda a frota de Osprey americana e japonesa fosse groudeada até que fosse esclarecido o acidente.

Relembrando. O Bell Boeing CV-22B USAF AF 12-0065 do 21st Special Operations Squadron, subordinado a 353rd Special Operations Wing (353rs SOW), com o indicativo de chamada “GUNDAM 22”, atribuído à Base Aérea de Yokota, no Japão, caiu a 29 de novembro de 2023, matando todos os oito tripulantes. O acidente resultou na parada mundial, em 6 de dezembro de 2023, de toda a frota de Osprey, até que fosse esclarecida a falha.

A NAVAIR trabalhou diligentemente com a investigação liderada pela USAF para identificar a falha de material que levou ao acidente. A estreita coordenação entre os principais líderes seniores da US Navy, do USMC e da USAF foi fundamental na formulação da revisão abrangente e do plano de retorno ao voo do Osprey.

Segundo o Air Force Special Operations Command (AFSOC) da USAF, o acidente estava relacionado a limalhas metálicas na caixa de câmbio dos rotores do Osprey. Quando pequenos pedaços de metal se soltam das engrenagens da aeronave devido ao desgaste, podem gerar detritos metálicos perigosos que podem danificar os motores. A Bell-Boeing está colaborando para mitigar os problemas do V-22 que possui uma longa histórias de acidentes.

Mudanças de manutenção e procedimentos foram implementadas para resolver a falha de material que permite um retorno seguro ao voo. A US Navy, o USMC e a USAF executarão, cada uma, seus planos de retorno ao voo conforme as diretrizes específicas do serviço. Isto significa que as variantes CV-22B (USAF), MV-22B (USMC), CMV-22B (US Navy) e MV-22B (JAGSD — Japan Ground Self-Defense Force) devem retomar gradualmente o voo a partir da diretriz do NAVIAR, que também foi acatada e emitida pelos demais usuários.

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