A Autoridade de Vendas de Equipamentos de Defesa do Reino Unido (DESA – Defence Equipment Sales Authority) informou que empresas que estiverem interessadas em uma licitação para comprar aeronaves Boeing E-3D Sentry e Rytheon R1 Sentinel da RAF devem apresentar suas propostas. Detalhe: as aeronaves não serão vendidas para novos operadores, mas sim, para serem sucateadas!
As empresas interessadas receberão um Edital de Licitação (ITT – Invitation to Tender) para qualificar suas propostas formais. Todas as peças reutilizáveis das aeronaves devem ser despojadas para potencial revenda, reciclagem ou descarte. Depois disso, a desmontagem final e a remoção das plataformas também ser realizada pela empresa vencedora.
Cinco aeronaves Sentinel R1 estão nesta solicitação, incluindo um “número significativo de peças sobressalentes e equipamentos de apoio em solo associados”. O Sentinel é baseado no jato corporativo Bombardier BD-700-1A10 Global Express. Além disso, duas aeronaves Sentry AEW1 também serão contempladas nesta licitação.
Vale lembrar que em maio de 2020 o Ministério da Defesa (MoD UK) já havia informado a desativação dos Sentinel, conforme informamos aqui. A ideia era desativar os R1 até março de 2021, o que provavelmente será feito, pois a intenção do MoD UK casa com os preparativos da DESA para sue descarte.
A nota da DESA também afirma que o processo será feito na RAF Waddington no caso das aeronaves e em outras localidades do Reino Unido para as peças sobressalentes, que podem estar armazenadas em locais diferentes, e também, com uma das aeronaves Sentinel (ZJ693) que está atualmente armazenada com a Raytheon em Hawarden. Serão leiloados para sucateamento os R-1 ZJ690 a ZJ694. Hoje existem quatro R1 operacionais apenas.
A saída dos R1 do Sqn nº 5 deixa a RAF sem nenhuma capacidade ISR e J-STARS. Esta poderá ser suprida em parte pelo Boeing P-8A e pelos E-7, porém não no mesmo nível.
Aparentemente os dois E-3D Sentry AEW1 serão vendidos como sucata. Os candidatos são os RAF ZH102 (c/n 24110/996 ) e ZH107 (c/n 24499/1012 ) que estão estocados na RAF Waddington desde 2019. A RAF também deve vender um E-3D para a USN para treinamento das tripulações dos Boeing E-6B como informamos aqui. E provável que em breve os E-3D também sejam desativados nos esquadrões 8 e 54. Hoje existem apenas três aeronaves operacionais e uma delas deve ir para a USN.
@CAS