• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

RAF implanta E-3D AWACS em apoio ao CSG21 HMS Queen Elizabeth

29 de junho de 2021
RAF implanta E-3D AWACS em apoio ao CSG21 HMS Queen Elizabeth (Foto: RAF).

RAF implanta E-3D AWACS em apoio ao CSG21 HMS Queen Elizabeth. A Royal Air Force (RAF) implantou seus Boeing E-3D Sentry de Controle e Alerta Aerotransportado (AWACS – Airborne Warning and Control System) no Mediterrâneo, em apoio as operações do Carrier Strike Group 21 (CSG21), liderado pelo porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth (R08).

A participação dos E-3D no CSG21 não foi oficialmente anunciada pela RAF, e a informação se tornou pública por conta dos sites de monitoramento online, que rastrearam os transponders ADS-B das aeronaves durante as missões à partir da base RAF Akrotiri, no Chipre.

A primeira vez que o E-3D britânico, foi observado operando a leste de Gibraltar, foi em 30 de maio, justamente depois que o CSG21 HMS Queen Elizabeth entrou no Mediterrâneo. Desde então, dois Sentry, matriculas ZH-101 e ZH-103, são observados voando sobre o Mediterrâneo oriental.

Os receptores de código aberto de ADS-B tem rastreado, além dos AWACS, os Boeing RC-135W Rivet Joint do 51 Squadron da RAF, que muitas vezes voam simultaneamente.

As redes sociais são meios de divulgação da monitoração das operações militares da RAF no Mediterrâneo (Fonte: Twitter).

Em 20 de junho, os F-35B Joint Strike Fighters da RAF e dos Fuzileiros Navais dos EUA foram lançados do HMS Queen Elizabeth , em suas primeiras missões de combate na Síria e no Iraque. Essas operações foram monitoradas por um E-3D britânico.

Em 25 de junho, uma fonte militar sênior da defesa do Reino Unido, disse à Janes que os E-3D estão atuando no Comando Operacional do CSG21, e que provavelmente esses vetores serão deslocados para o Oriente Médio e Extremo Oriente, em apoio à missão do HMS Queen Elizabeth, que seguirá até a região indo-pacífico.

No mesmo dia, Janes recebeu uma confirmação de um porta-voz da RAF, de que as aeronaves de vigilância, reconhecimento e inteligência da RAF, incluindo o E-3D, estão apoiando a implantação do CSG21, e que o comando operacional de apoio dependerá da localização e da missão.

Atualmente, a Royal Air Force (RAF) é o único operador da versão Boeing E-3D Sentry, e possui três aeronaves em operação no 8 Squadron, 54 Squadron (Unidade de Conversão Operacional), e 56 Squadron (Unidade de Avaliação Operacional), todos baseados na RAF Waddington, Reino Unido. A partir de 2023, eles serão substituídos pelos novos Boeing E-7A Wedgetail.

RAF – Frota de Boeing E-3D Sentry (AWACS)

Ativos
ZH101 “Doc” (c/n 24109)
ZH103 “Happy” (c/n 24111)
ZH106 “Grumpy” (c/n 24114)

Estocados
ZH102 “Dopey” (c/n 24110) – parado em RAF Waddington
ZH104 “Sleepy” (c/n 24112) – parado em
Lake Charles / Regional
ZH105 “Sneezy” (c/n 24113) – desativado em RAF Waddington
ZH107 “Bashful” (c/n 24499) – parado em
RAF Waddington

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login