• Início
  • Assine
  • Loja Action
    • Edições Antigas
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Boeing E-3D da RAF para a US Navy

25 de junho de 2021

An E-3D Sentry aircraft from 8 Squadron, Royal Air Force lands in wet weather at RAF Waddington, Lincolnshire. The ISTAR (Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance ) aircraft was returning from Exercise Taurus Mountain, an exercise designed to practice and put to the test airborne security for the London 2012 Olympics. The Sentry’s roles include air and sea surveillance, airborne command and control, weapons control and it can also operate as an extensive communications platform. The RAF operates seven E-3D Sentry aircraft in the airborne surveillance and command-and-control role. The aircraft are based at RAF Waddington, where they are operated by Nos 8 and 23 Squadrons as the UK’s contribution to the NATO Airborne Early Warning and Control Force. The E-3D also forms one arm of the UK Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance (ISTAR) triad of Sentinel R1, E-3D and Nimrod R1 aircraft. Whilst primarily procured as an airborne early warning aircraft, the E- 3D has been extensively employed in the Airborne Warning and Control System (AWACS) role. The E-3D Sentry, known to the RAF as the AEW1, is based on the commercial Boeing 707-320B aircraft, which has been extensively modified and updated to accommodate modern mission systems. Mission endurance is approximately 11 hours (over 5000nmls), although this can be extended by air - to- air refuelling. The E-3D is the only aircraft in the RAF’s inventory capable of air-to-air refuelling by both the American ‘flying-boom’ system and the RAF’s ‘probe-and-drogue’ method.

Boeing E-3D da RAF para a US Navy. Boeing E-3D, ZH107 "Bashful”, atualmente está fora de serviço em Waddington. Ele pode ser, entre as quatro células atualmente disponíveis a venda, aquela que irá voar na USN (Foto: RAF).
Boeing E-3D da RAF para a US Navy. Boeing E-3D, ZH107 “Bashful”, atualmente está fora de serviço em Waddington. Ele pode ser, entre as quatro células atualmente disponíveis a venda, aquela que irá voar na USN (Foto: RAF).

Boeing E-3D da RAF para a US Navy. Como já havíamos publicado aqui, o Reino Unido vai vender uma de suas aeronaves Airborne Early Warning and Control System (AEW&C) Boeing E-3D Sentry para US Navy. A intenção de compra, por parte dos americanos, foi anunciada em 28 de outubro de 2020 e visa transformar o Sentry em uma aeronave de treinamento para os pilotos dos Boeing E-6B Mercury da Marinha Americana. A novidade é que a proposta orçamentária do ano fiscal 2022 da USN já contempla e empenha os recursos para a compra do Sentry, o que significa que o negócio está próximo de ser finalizado.

A RAF hoje tem sete E-3D, sendo quatro estocados e três em serviço, que voam no 54 Squadron (Unidade de Conversão Operacional) e no 56 Squadron (Unidade Operacional), todos baseados na RAF Waddington, Reino Unido. A partir de 2023, eles serão substituídos pelos novos Boeing E-7A Wedgetail.

A venda, identificada na proposta de orçamento do ano fiscal de 2022 (FY2022) da USN divulgada no início de junho, está avaliada em US$ 16 milhões. No entanto, além dos valores o relatório não traz mais detalhes e nem quando será a compra será de fato efetivada. A proposta apenas relata:

“Os fundos do ano fiscal de 2021 serão usados ​​para a aquisição dos equipamentos de bordo, que serão dedicado ao treinamento de piloto da aeronave E-6B. Já o fundos de 2022 (USD 16 milhões) serão utilizados para a aquisição da aeronave E-3D do Reino Unido.” 

O E-3D será convertido em um treinador, com sistemas que permitam o treinamento dos novos tripulantes dos E-6B. Usar uma aeronave treinadora muito similar ao E-6 (fuselagem, motores e cabine são iguais), irá baratear a formação e manutenção das tripulações e, principalmente, poupará as aeronaves operacionais, já bastante desgastadas pela idade.

Os 16 E-6B Mercury, apelidados de “Doomsday”, fazem parte do sistema nuclear de Comando, Controle e Comunicações (C3 – Command Control & Communications). Eles atuam nas missões conhecidas como TACAMO – Take Charge And Move Out, fornecendo links de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional (NCA) e as Forças Estratégicas, que atuam no comando da frota submarinos de mísseis balísticos. Eles voam em três unidades: VQ-3, VQ-4 e VX-20, onde deverá servir o ex E-3D da RAF.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Av. das Américas, 3333, sala 817, Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ – CEP 22.631-003
Editorial: [email protected]
Apoio ao Cliente: [email protected]
© Força Aérea 2021-2022. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login