An E-3D Sentry aircraft from 8 Squadron, Royal Air Force lands in wet weather at RAF Waddington, Lincolnshire. The ISTAR (Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance ) aircraft was returning from Exercise Taurus Mountain, an exercise designed to practice and put to the test airborne security for the London 2012 Olympics. The Sentrys roles include air and sea surveillance, airborne command and control, weapons control and it can also operate as an extensive communications platform. The RAF operates seven E-3D Sentry aircraft in the airborne surveillance and command-and-control role. The aircraft are based at RAF Waddington, where they are operated by Nos 8 and 23 Squadrons as the UKs contribution to the NATO Airborne Early Warning and Control Force. The E-3D also forms one arm of the UK Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance (ISTAR) triad of Sentinel R1, E-3D and Nimrod R1 aircraft. Whilst primarily procured as an airborne early warning aircraft, the E- 3D has been extensively employed in the Airborne Warning and Control System (AWACS) role. The E-3D Sentry, known to the RAF as the AEW1, is based on the commercial Boeing 707-320B aircraft, which has been extensively modified and updated to accommodate modern mission systems. Mission endurance is approximately 11 hours (over 5000nmls), although this can be extended by air - to- air refuelling. The E-3D is the only aircraft in the RAFs inventory capable of air-to-air refuelling by both the American flying-boom system and the RAFs probe-and-drogue method.
Boeing E-3D da RAF para a US Navy. Como já havíamos publicado aqui, o Reino Unido vai vender uma de suas aeronaves Airborne Early Warning and Control System (AEW&C) Boeing E-3D Sentry para US Navy. A intenção de compra, por parte dos americanos, foi anunciada em 28 de outubro de 2020 e visa transformar o Sentry em uma aeronave de treinamento para os pilotos dos Boeing E-6B Mercury da Marinha Americana. A novidade é que a proposta orçamentária do ano fiscal 2022 da USN já contempla e empenha os recursos para a compra do Sentry, o que significa que o negócio está próximo de ser finalizado.
A RAF hoje tem sete E-3D, sendo quatro estocados e três em serviço, que voam no 54 Squadron (Unidade de Conversão Operacional) e no 56 Squadron (Unidade Operacional), todos baseados na RAF Waddington, Reino Unido. A partir de 2023, eles serão substituídos pelos novos Boeing E-7A Wedgetail.
A venda, identificada na proposta de orçamento do ano fiscal de 2022 (FY2022) da USN divulgada no início de junho, está avaliada em US$ 16 milhões. No entanto, além dos valores o relatório não traz mais detalhes e nem quando será a compra será de fato efetivada. A proposta apenas relata:
“Os fundos do ano fiscal de 2021 serão usados para a aquisição dos equipamentos de bordo, que serão dedicado ao treinamento de piloto da aeronave E-6B. Já o fundos de 2022 (USD 16 milhões) serão utilizados para a aquisição da aeronave E-3D do Reino Unido.”
O E-3D será convertido em um treinador, com sistemas que permitam o treinamento dos novos tripulantes dos E-6B. Usar uma aeronave treinadora muito similar ao E-6 (fuselagem, motores e cabine são iguais), irá baratear a formação e manutenção das tripulações e, principalmente, poupará as aeronaves operacionais, já bastante desgastadas pela idade.
Os 16 E-6B Mercury, apelidados de “Doomsday”, fazem parte do sistema nuclear de Comando, Controle e Comunicações (C3 – Command Control & Communications). Eles atuam nas missões conhecidas como TACAMO – Take Charge And Move Out, fornecendo links de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional (NCA) e as Forças Estratégicas, que atuam no comando da frota submarinos de mísseis balísticos. Eles voam em três unidades: VQ-3, VQ-4 e VX-20, onde deverá servir o ex E-3D da RAF.
@CAS