Radares AESA Hensoldt para os novos Typhoon da Luftwaffe. O fornecedor de sistemas de sensores Hensoldt recebeu um contrato de aproximadamente € 200 milhões no âmbito do “Projeto ‘Quadriga“‘ da Luftwaffe (GAF), para a aquisição de 38 Eurofighter Typhoon. O contrato firmado pela Airbus Defense and Space compreende a produção e entrega de sistemas de radar e componentes eletrônicos essenciais que serão produzidos nas instalações da Hensoldt, na cidade de Ulm, Alemanha, e nas instalações do consórcio Indra, na Espanha.
“O elevado ritmo de desenvolvimento na área da eletrônica e, sobretudo, da eletrônica digital dá origem a novas aplicações. Com este contrato, o Eurofighter se beneficiará no futuro de um sensor primário tecnologicamente avançado, e melhorará a capacidade de sobrevivência da aeronave até mesmo em conflitos de alta intensidade”, disse o CEO da Hensoldt, Thomas Müller. “O facto de o radar ser produzido por um consórcio europeu liderado pela Hensoldt, com a Indra como principal parceira, mostra que existe uma boa cooperação na Europa em programas conjuntos de armamentos.”
O novo radar é baseado na tecnologia de ponta AESA (Active Electronically Scanned Array). Em comparação com os sistemas convencionais, equipados com uma antena rotativa eletro-mecânica, o feixe do radar é controlado eletronicamente por uma infinidade de módulos individuais de transmissão e recepção. Este princípio, em combinação com um receptor multicanal altamente sofisticado, permite que várias tarefas sejam realizadas ao mesmo tempo, e não mais uma após a outra, como anteriormente, por exemplo, rastrear alvos individuais durante a varredura de uma vasta extensão do espaço aéreo na frente da aeronave.
A Hensoldt já estava envolvida no desenvolvimento e produção dos sistemas de sensores usados atualmente nas aeronaves Eurofighter. Atualmente, a empresa tem uma equipe de trabalho de 2.500 pessoas em sua principal unidade de produção em Ulm, e está planejando contratar 300 novos funcionários para o Grupo Hensoldt neste ano.
Entre outros projetos, o grupo alemão especialista em sensores, está investindo € 30 milhões na construção de um centro de desenvolvimento de tecnologia de radiofrequência em Ulm, no estado de Baden-Württemberg. Além de componentes eletrônicos para o novo radar Eurofighter, sensores baseados em IA para uma ampla gama de aplicações também serão desenvolvidos nas novas instalações.
@FFO