Primeira operação anfíbia do quadrimotor chinês AG600M. O protótipo do AG600M “Kunlong”, a mais nova versão do avião de combate a incêndios da empresa chinesa AVIC, realizou sua primeira operação anfíbia. No último dia 29 de agosto, a aeronave, matriculada B-ODCC, decolou e pousou nas águas do lago do reservatório de Zhanghe, situado ao lado do Aeroporto de Jingmen, província de Hubei.
Após um voo de testes de dezoito minutos, no qual foram testados diversos sistemas, o B-ODCC pousou nas águas do reservatório, completando o ensaio com sucesso. Conforme noticiamos na época, o protótipo do AG600M fez seu voo inaugural em 31 de maio, decolando da pista do Aeroporto de Zuhai.
A operação anfíbia marca uma nova fase no desenvolvimento do projeto AG600M “Kunlong”, que é equipado com quatro motores turboélices Dongan WJ-6. Com peso máximo de decolagem (MTOW) de 60 toneladas (sete a mais que a versão original), ele pode transportar cerca de 12 toneladas de água (ou líquido retardante). De acordo com a AVIC, a nova versão “M” tem maior desempenho, maior capacidade de lançamento na água e maior alcance que o AG600 inicial.
Equipado com uma cabine pressurizada, sistema de controle de voo fly-by-wire, modernos aviônicos integrados, o AG600M será capaz de operar em condições climáticas e ambientais complexas. Em missões de resgate de vítimas, o “Kunlong” pode transportar 50 pessoas.
Desenvolvido para operações civis de apoio à emergências humanitárias e desastres naturais, especialistas chamam a atenção para as características e capacidade anfíbia do AG600M, o qual não se descarta uma futura versão para uso militar.
As crescentes operações militares em regiões distantes no Oceano Pacífico e Mar da China, as Forças Armadas do Exército Chinês poderiam usar o AG600M em operações de busca e resgate em combate (C-SAR), transporte de tropas e suprimentos em bases distantes.
Em contrapartida as ambições marítimas do Exército da China, os EUA trabalham nas suas próprias aeronaves anfíbias de longo alcance. Conforme noticiamos recentemente, um projeto antigo foi retirado do arquivo pelo Comando de Operações Especiais da USAF, que trabalha no desenvolvimento de um protótipo de flutuadores removíveis para equipar seus quadrimotores MC-130J Commando II.
Por sua vez, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA) trabalha no seu projeto “Liberty Lifter”, cujo objetivo é desenvolver e testar em voo um protótipo um hidroavião “inovador e disruptivo”, que possa voar sobre a linha d´água sob efeito solo em altitudes inferiores a 100 pés (30 metros), bem como em voos mais altos de até 10.000 pés.
Seja como for, a China avança para a fase final de testes do AG600M bombeiro, que deverá estar em operação no próximo ano. Quanto a uma eventual versão militar do “Kunlong”, a fabricante AVIC não comenta sobre o assunto.
@FFO