• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Voou a nova versão do avião anfíbio chinês AG600 Kunlong

4 de junho de 2022
Voou a nova versão do avião anfíbio chinês AG600 Kunlong (Fotos: AVIC).
Voou a nova versão do avião anfíbio chinês AG600 Kunlong (Fotos: AVIC).

Voou a nova versão do avião anfíbio chinês AG600 Kunlong. A nova versão do avião anfíbio chinês AG600 “Kunlong” realizou seu voo inaugural na terça-feira (31/05), de acordo com a informação divulgada pelo fabricante Aviation Industry Corporation of China (AVIC).

O AG600 decolou do Aeroporto de Zhuhai Jinwan, na província de Guangdong, no sul do país, às 10h55 (horário local). O voo de experiências durou 20 minutos, nos quais foram realizadas algumas avaliações programadas, incluindo uma subida em velocidade constante, redução de velocidade em voo nivelado e uma simulação de arremetida. Segundo a AVIC, todos os sistemas se comportaram dentro do esperado.

O AG600 Kunlong será destinado ao combate de incêndios florestais e resgate marítimo (Fotos: AVIC).
O AG600 Kunlong será destinado ao combate de incêndios florestais e resgate marítimo (Fotos: AVIC).

O voo inaugural marcou uma nova fase no desenvolvimento do projeto AG600, um quadrimotor anfíbio destinado basicamente para missões de combate à incêndios florestais e resgate de emergência. Equipado com motores turboélices Dongan WJ-6, o “Kunlong” tem peso máximo de decolagem (MTOW) de 60 toneladas, e pode transportar cerca de 12 toneladas de água (ou líquido retardante). É capaz de operar em condições climáticas e ambientais complexas, com capacidade para resgatar até 50 pessoas por missão.

Equipado com uma cabine pressurizada, sistema de controle de voo fly-by-wire, modernos aviônicos integrados, é provável que o AG600 futuramente terá versões militares. De acordo com a AVIC, a nova versão do AG600, quando comparado ao anterior, tem maior desempenho, maior capacidade de lançamento na água, maior alcance e uma plataforma otimizada para desenvolvimento futuro.

O Kunlong será capaz de transportar cerca de 12 toneladas de água ou líquido retardante (Fotos: AVIC).
O Kunlong será capaz de transportar cerca de 12 toneladas de água ou líquido retardante (Fotos: AVIC).

O AG600, juntamente com o jato de transporte militar pesado Y-20 e o avião comercial de corredor único C919, faz parte do projeto da China de desenvolver de forma independente uma “família de aeronaves de grande porte”.

É também a primeira grande aeronave especializada de fabricação nacional a ser desenvolvida de acordo com os padrões de aeronavegabilidade para aeronaves civis, disse a AVIC. O primeiro AG600 completou com sucesso seu voo inaugural em 2017, sua primeira decolagem de um grande lago em 2018 e seu voo inaugural sobre o mar em 2020. Espera-se que a nova versão da aeronave esteja em serviço entre 2024 e 2025.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login