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Primeira implantação do F-35 no Policiamento Aéreo do Báltico OTAN

3 de maio de 2021
Primeira implantação do F-35 no Policiamento Aéreo do Báltico OTAN. Caças italianos estão na Estônia (Foto: OTAN).

Primeira implantação do F-35 no Policiamento Aéreo do Báltico OTAN. Em 30 de abril, quatro caças F-35A Lightning II da Aeronautica Militare Italiana (AMI) pousaram na Base Aérea de Amari, Estônia, para cumprir missões de Policiamento Aéreo do Báltico (BAP). Pela primeira vez, a OTAN contará com aeronaves de quinta geração implantadas na região para surtidas QRA (Alerta de Reação Rápida).

Os quatro F-35A, matrículas MM7357/32-07, MM7360/32-10, MM7361/32-11, MM7362/32-12, pertencentes ao 13° Gruppo (Esquadrão) da 32° Stormo (Ala), da Base Aérea de Amendola, sudeste da Itália. Para o voo de translado até a Estônia, a esquadrilha contou com o apoio de um KC-767A reabastecedor, matrícula MM62226/14-01, código-radio IAM1447, do 8° Gruppo, da 14° Stormo, Base Aérea de Pratica di Mare.

O KC-767A, matrícula MM62226/14-01, apoiou os F-35 no deslocamento para a Estônia (Fonte: FR24).

Como parte da missão “Baltic Eagle II”, do Grupo de Trabalho Falco da Força-Tarefa Aérea da Estônia, as aeronaves italianas substituíram os Eurofighter Typhoon da Luftwaffe, que foram implantados em Amari no final de agosto do ano passado. Ao mesmo tempo, após liderar o BAP por 8 meses, em Siauliai, Lituânia, os Typhoon da AMI estão retornando para a Itália.

Imagens dos F-35A da AMI em Amari (Fotos: OTAN).

A implantação na Estônia dos F-35A stealth relativamente próximo da fronteira com a Rússia, posivelmente atrairá interesses de Moscou. Espera-se que sensores ELINT terrestres e aéreos possam ser enviados para “estudar mais de perto” a aeronave de 5ª geração americana, e suas características de assinatura radar, comprimentos de onda específicos, entre outras importantes análises de emissões de radar.

Os F-35A da AMI enviados para a Estônia, aparentemente estão equipados com refletores do tipo Luneburg, que que ajudam a reduzir ainda mais o RCS (Radar Cross Section) ampliando assim ainda mais a sua capacidade furtiva.

Refletores do tipo Luneburg no F-35A da AMI na Estônia (Foto: OTAN).

Embora seja a primeira vez que operam da Estônia, os F-35A da AMI já apoiaram a missão de Policiamento Aéreo da OTAN na Islândia duas vezes. A primeira foi em 2019 e a segunda em 2020, quando os Lightning italianos interceptaram pela primeira vez uma formação de três Tu-142 russos.

@FFO

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