Porta-aviões chinês Liaoning inicia testes de mar. O porta-aviões Liaoning (16) da Marinha Chinesa iniciou os testes no mar após um ano parado para manutenção programada e atualizações no Estaleiro Dalian, na Província de Liaoning, no nordeste do País. Na semana passada o primeiro porta-aviões da Marinha Chinesa foi visto deixando o estaleiro com o auxilio de diversos rebocadores.
De acordo com o Global Times, esta é a primeira viagem do Liaoning desde que ele parou para manutenção em Dalian no dia 28 de fevereiro de 2023. Citando um aviso de navegação publicado pela administração de segurança marítima provincial, o retorno do porta-aviões para o estaleiro está previsto para até o dia 09 de março.
Enquanto esteve no estaleiro, o Liaoning passou por testes com as maquetes em tamanho real dos caças navais J-15D e o furtivo J-35 (saiba mais). Ambos seguiram a bordo para os testes de mar. “O longo período em manutenção significa que o porta-aviões recebeu atualizações complexas, inclusive a preparação para receber o novo caça J-35”, disse um especialista em assuntos militares sob anonimato ao Global Times.
Diferentemente do terceiro e mais novo porta-aviões chinês, o Fujian (18), que será equipado com catapulta eletromagnética, o Liaoning (16) e o Shandong (17) possuem rampas de lançamento do tipo “ski jump”. Os testes com o J-35 indicam que o futuro caça naval poderá operar em todas as três embarcações, o que “aumentará significativamente as capacidades de combate da Marinha da China”, disse o especialista.
@FFO