• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Maquete do caça naval J-35 é vista no porta-aviões chinês Liaoning

19 de fevereiro de 2024
Maquete do caça naval J-35 vista no porta-aviões chinês Liaoning (Foto: Redes Sociais).
Maquete do caça naval J-35 é vista no porta-aviões chinês Liaoning (Foto via: @sugar_wsnbn).

Maquete do caça naval J-35 é vista no porta-aviões chinês Liaoning. Uma maquete em tamanho real do caça naval Shenyang J-35 recentemente foi vista no convés de voo (“convoo”) do porta-aviões “Liaoning” (16) da Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAN). Imagens do caça envolto por uma capa foram divulgadas nas redes sociais.

A presença do J-35 a bordo do “Liaoning” indica que o projeto do futuro caça naval chinês atingiu uma etapa avançada de desenvolvimento, incluindo testes de integração com os meios navais da PLAN, incluindo os seus porta-aviões.

Maquete do J-35 no convoo do Liaoning.
Maquete do J-35 no convoo do Liaoning.

Originalmente suspeitava-se que o J-35 fosse operar apenas no mais novo porta-aviões da PLAN, o Fujian (18), que ainda está em fase de testes. Ele será o primeiro equipado com uma catapulta eletromagnética para lançamentos (EMALS – Electromagnetic Aircraft Launch System) e com recuperação por cabos de arrasto, ou CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery). Em dezembro de 2023, uma maquete do J-35 foi vista no convés do Fujian (imagem abaixo).

Maquete do J-35 vista no convés do Fujian em dezembro do ano passado (Foto: via Redes Sociais).
Maquete do J-35 vista no convés do Fujian em dezembro do ano passado (Foto: via Redes Sociais).

Agora especialistas sugerem que o J-35 também poderá operar nos dois primeiros porta-aviões da frota da Marinha Chinesa, o Liaoning (16) e o Shandong (17), ambos equipados com o sistema de lançamentos via rampas (jump ski) e recuperação por cabos de arrastos, ou STOBAR (Short Take-off but Arrested Recovery). Atualmente, ambos porta-aviões operam com Esquadrões de caças J-15, uma versão chinesa do jato naval russo Sukhoi Su-33 Flanker, aprimorada com motores, aviônicos e armamentos desenvolvidos localmente.

Caças navais J-15 no convoo do porta-aviões Shandong (17) - Foto: PLAN
Caças navais J-15 no convoo do porta-aviões Shandong (17) – Foto: PLAN

A partir das recentes imagens, analistas sugerem que os J-35 estão sendo preparados para no futuro próximo se tornar o principal vetor de combate das Alas Aéreas Embarcadas nos porta-aviões da PLAN, uma vez que a vida útil dos J-15 está se aproximando do limite.

大連にて整備中の空母"遼寧(CV16)"艦上にJ-35ステルス戦闘機のモックアップを確認。
モックはハンドリング試験用ですが今後遼寧艦載機となる可能性を示しており、以前から触れていた話ではありますが遼寧、山東の艦載機がJ-15からJ-15B及びJ-35に更新された場合は脅威度は跳ね上がることになります。 pic.twitter.com/Z3stuam05i

— お砂糖wsnbn (@sugar_wsnbn) February 13, 2024

Projetado pela estatal Shenyang Aircraft Corporation a partir da versão convencional do caça furtivo de quinta geração FC-31 ou J-31 Gyrfalcon, a versão naval J-35 voou pela primeira vez em 2021. Entre suas modificações estão os trens de pouso reforçados, barra de lançamento por catapulta, asas dobráveis para reduzir tamanho e otimizar espaço no convés, entre outros.

Desenvolvido com design e materiais furtivos, típico de caças de quinta geração como o americano F-35, o Sheyang J-35 será equipado com um poderoso radar ativo de varredura eletrônica (AESA), e estará perfeitamente adaptado para operar com uma série de armamentos ar-ar e ar-solo de fabricação chinesa.

A Sheyang recentemente apresentou o FC-31 no World Defense Show 2024, na Arábia Saudita, apostando que o seu futuro caça de quinta geração poderá atrair interessados no exterior, como ocorre com o Lockheed Martin F-35 americano. No mês passado, o Paquistão anunciou forte interesse em adquirir um lote de caças chineses FC-31 para modernizar a sua força aérea.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login