Polônia compra drones MQ-9B SkyGuardian. A Polônia assinou o contrato para aquisição de uma quantidade não divulgada de drones General Atomics MQ-9B SkyGuardian para substituir os atuais MQ-9A Reaper alugados pelo governo em fevereiro de 2023. A informação foi tornada pública em 12 de dezembro pelo Ministério da Defesa polonês, acrescentando que as entregas serão concluídas até o primeiro trimestre de 2027.
“O acordo visa aumentar as capacidades de reconhecimento das Forças Armadas Polonesas. Os sistemas aéreos MQ-9B permitirão a aquisição de dados de imagem por meio de sensores eletro-ópticos, radar de abertura sintética (SAR) de de inteligência de sinais”, disse o MD.
O GA-ASI MQ-9B SeaGuardian é a versão marítima do MQ-9A SkyGuardian. O Sistema Aéreo Não tripulado (UAS) foi encomendado pelo Reino Unido, Bélgica, Índia, Taiwan e Japão, e tem interesse demonstrado pelo Canadá, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Lituânia, Marrocos, Noruega, Taiwan e Emirados Árabes Unidos (EAU). A Austrália cancelou sua aquisição planejada do sistema em 2022 por razões orçamentárias.
De acordo com a General Atomics, o SkyGuardian tem uma autonomia superior à 40 horas, voando em uma altitude máxima de 45.000 pés e velocidade máxima de 200 nós, podendo transportar inúmeras cargas úteis e armamentos em seus novo pods externos.
@FFO