• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

GA-ASI conclui teste de fadiga em escala real no MQ-9B

6 de janeiro de 2024
GA-ASI conclui teste de fadiga em escala real no MQ-9B. Foto: GA-ASI.

GA-ASI conclui teste de fadiga em escala real no MQ-9B. No dia 5 janeiro de 2024, a General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) informou em suas redes sociais que concluiu o teste de fadiga em escala real de uma aeronave remotamente pilotada (RPA) MQ-9B SkyGuardian. 

A equipe completou o “primeiro ciclo de vida” de testes de fadiga — que equivale a 40.000 horas de operação — e representa um passo importante na validação do projeto do sistema de fuselagem. 

O teste faz parte da certificação da aeronave para o padrão STANAG 4671 da OTAN, onde a aeronave será testada durante três “vidas úteis”, comprovando assim a vida útil da fuselagem de 40.000 horas. O teste de fadiga em escala real simula o serviço de projeto da aeronave através da aplicação de cargas estruturais repetidas na fuselagem montada.

Os testes identificam quaisquer deficiências estruturais potenciais antes do uso da frota e auxiliam no desenvolvimento de cronogramas de inspeção e manutenção para a fuselagem. Os resultados do teste serão utilizados como parte da documentação para certificação, bem como servirão de base para inspeções em serviço de componentes estruturais.

GA-ASI conclui teste de fadiga em escala real no MQ-9B. Um MQ-9B SkyGuardian visto em voo. Foto: GA-ASI.
GA-ASI conclui teste de fadiga em escala real no MQ-9B. Um MQ-9B SkyGuardian visto em voo. Foto: GA-ASI.

“Os testes de fadiga em escala real são parte integrante da validação do projeto da fuselagem e um contributo fundamental para a certificação da fuselagem antes de entrar em serviço”, disse Chris Dusseault, vice-presidente do MQ-9B na Europa. “A conclusão do teste de fadiga aumenta a confiança de nossos clientes MQ-9B de que a fuselagem SkyGuardian/SeaGuardian atende ao rigoroso rigor de projeto e é um sistema maduro na entrada em serviço”.

O MQ-9B SkyGuardian é o RPA mais avançado da GA-ASI, que inclui o modelo MQ-9B SeaGuardian, bem como o novo Protector RG Mk1, versão do MQ-9B customizada para a Royal Air Force (RAF).

O ensaio é o primeiro de três ciclos de testes para a fuselagem. Duas das vidas simulam operação de uma aeronave em condições normais, e o terceiro ciclo traz danos intencionais infligidos aos componentes críticos da fuselagem para demonstrar sua resistência a danos operacionais que podem ocorrer durante a vida útil do drone. 

Os testes foram realizados de 13 de dezembro de 2022 a 13 dezembro de 2023 no Instituto Nacional de Pesquisa de Aviação da Wichita State University em Wichita, Kansas. A fuselagem testada é uma fuselagem de produção construída especificamente para apoiar a campanha de testes.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login