Em 14 de janeiro, aconteceu o primeiro voo solo de um piloto da Flyvevåbnet, ou Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF), em uma caça multifuncional Lockheed Martin F-35A Lightining II. O voo ocorreu na Base Aérea de Luke, Arizona, EUA, onde os pilotos dinamarqueses recebem o treinamento da USAF, em preparação para o recebimento das suas aeronaves.
O Tenente-Coronel codinome “KIN”, decolou com o F-35A, matrícula AF 15-5189, como Ala de um elemento liderado pelo Tenente Coronel Matthew “Hail” Cisar, Comandante do 308th Fighter Squadron “Emerald Knights” da USAF.
O objetivo da missão foi basicamente obter experiência e conhecimento como piloto em comando da aeronave, além de realizar uma série de manobras, simulações de panes, toques-e-arremetidas (TGL), entre outras. Após 90 minutos de um voo bem sucedido, o Tenente-Coronel “KIN” abriu orgulhosamente a Dannebrog (bandeira dinamarquesa) no cockpit do Lightining II.
“Foi absolutamente fantástico. Foi um grande privilégio ser o primeiro piloto de F-35 da Dinamarca. Os nossos novos caças levarão a Flyvevåbnet para uma nova era, e só por isso estou feliz, orgulhoso e honrado porque fui escolhido para o primeiro voo. Com a honra vem a responsabilidade. Temos uma colaboração única e próxima com os países parceiros do F-35 e estou ansioso para ampliá-la. Estou particularmente ansioso para ver os primeiros F-35 dinamarqueses em voo”, disse o piloto dinamarquês ao sair da cabine do F-35A.
O dia deste primeiro voo não poderia ser mais especial. Ao decolar o F-35A, “KIN” tinha 49 anos, e após o pouso ele havia completado 50 anos de idade! Por conta da diferença de fuso horário entre o Arizona e o país escandinavo, curiosamente o voo aconteceu justamente no momento da virada da data na Dinamarca. Para comemorar o aniversário de “KIN” e o seu voo solo, a equipe de terra o esperava com um grande bolo.
A RDAF encomendou 27 unidades de F-35A Lightning II, sendo que o primeiro deverá ser entregue na Base Aérea de Luke no próximo mes de abril. A chegada da primeira aeronave na Dinamarca está programada para pousar na Base Aérea de Skrydstrup, em 2023. O Tenente-Coronel “KIN” será o líder na campanha de treinamento dos pilotos dinamarqueses na Base Aérea de Luke, além de atuar como um instrutor de voo de F-35A.
@FFO