Ospreys americanos são novamente retirados de voo. Um novo acidente com um Bell/Boeing tilt-rotor CV-22 Osprey do Air Force Special Operations Command (AFSOC) no mês passado levou a mais uma pausa operacional de toda a frota americana.
Os Ospreys da USAF (CV-22B), US Navy (CVM-22B) e USMC (MV-22B) estão no solo, com os fuzileiros navais mantendo apenas voos extremamente essenciais. O CV-22 da USAF estava conduzindo uma missão de treinamento na Cannon AFB, em 20 de novembro, quando sofreu “uma falha material” que forçou a aeronave a fazer um pouso de emergência, sem deixar feridos entre os quatro tripulantes e nem danos a aeronave. O acidente foi confirmado no início de dezembro pelo porta-voz do AFSOC, Tenente-Coronel Becky Heyse.
É mais um problema com os Osprey, que ainda nem haviam voltado a operar completamente, face às restrições impostas pelo acidente grave de 29 de novembro de 2023 que matou todos os oito a bordo de um CV-22 operando na costa do Japão. Uma investigação subsequente descobriu que o acidente foi causado por “uma falha catastrófica de uma das caixas de engrenagens do tiltrotor e decisões tomadas pelo piloto”.
Após uma análise das partes do proprotor esquerdo que puderam ser recuperadas, foi determinado que a falha catastrófica neste caso foi ‘muito provavelmente iniciada por uma rachadura em uma das engrenagens do pinhão (guiar box) de alta velocidade e rachaduras por fadiga da caixa de rolamento da engrenagem do pinhão associada. Além disso, pelo menos uma peça do pinhão planetário de alta velocidade com defeito encravou no conjunto do transportador de alta velocidade, triturando contra os dentes da engrenagem solar de alta velocidade até finalmente ser removida.
Naquele voo, o piloto e a tripulação não “planejaram, deliberaram ou mesmo discutiram” opções de pouso mais adequadas após receberem o aviso de queima de cavacos sobre o PRGB [caixa de engrenagens do proprotor] esquerdo, conforme o relatório do Accident Investigation Board. O relatório aponta como um “senso de urgência insuficiente durante toda a sequência do acidente, começando com o primeiro aviso do cockpit do PRGB aproximadamente 49 minutos antes do impacto da aeronave”.
O acidente acabou fazendo com que todas as três forças (USAF/USN/USMC) e mais a JGSDF (Exército de Autodefesa do Japão) interromperam suas operações com o V-22. A frota de Ospreys foi finalmente liberada para voar novamente em março de 2024. Porém, a previsão é que só em 2025 ela estaria 100% em condições de voo. Até lá, todos os V-22s foram limitados a voar dentro de 30 minutos de um campo de pouso de desvio adequado. Em particular, isso limita a capacidade do CMV-22 de operar a partir de porta-aviões. A principal função dos CMV-22B Osprey é realizar entrega a bordo do porta-aviões (COD).
O novo problema fez com que os V-22 foram aterrados a partir de 9 de dezembro para inspeção. Esta pausa nos dará tempo para determinar se quaisquer medidas adicionais necessárias para garantir a segurança e a eficácia dos CV/CMV/MV-22B.
Desde que o Osprey voou pela primeira vez em 1989, mais de 400 V-22s foram entregues aos Fuzileiros Navais, Força Aérea e Marinha, bem como às Forças de Autodefesa do Japão (JSDF), sendo esta última a única operadora não americana do tipo. Os Fuzileiros Navais são de longe a maior operadora do Osprey, com cerca de 348 MV-22Bs espalhados por 17 esquadrões. O AFSOC tem cerca de 50 e a Marinha tem 36, incluindo uma aeronave de teste.
Histórico de acidentes e incidentes com os V-22 Osprey dos EUA:
Outubro de 2023: um fuzileiro naval ficou ferido depois que um MV-22B do USMC fez um pouso forçado em um evento de treinamento em Nevada. “Avaliações iniciais indicam que o incidente provavelmente não foi de natureza mecânica”, disse um porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais em outubro.
Setembro de 2023: três Ospreys do USMC foram desviados das rotas programadas em uma única semana devido a “indicações no cockpit”. Em comunicado, o USMC disse que os avisos não pareciam ser causados por problemas de HCE.
Outubro de 2022: O motor de um Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais pegou fogo durante o treinamento na Estação Aérea Miramar, Califórnia. Ninguém ficou ferido.
Verão de 2022: aeronave CV-22 Osprey do AFSOC enfrenta dois problemas relacionados a falha de HCE.
Setembro de 2017: dois militares ficaram feridos quando um fuzileiro naval MV-22B fez um pouso forçado na Síria.
Agosto de 2017: três fuzileiros pereceram na queda de um MV-22B Osprey em Queensland, Austrália.
Maio de 2015: Oficiais do USMC determinaram que as decisões tomadas pelos pilotos em condições de baixa visibilidade contribuíram para um acidente do MV-22B Osprey no Havaí que deixou dois mortos e mais 20 feridos.
Outubro de 2014: um fuzileiro naval faleceu ao saltar de um Osprey MV-22B que quase caiu logo após decolar de um navio de assalto anfíbio. O Pentágono reclassificou a morte como tendo ocorrido em apoio ao esforço militar para combater o grupo Estado Islâmico, tornando-o a primeira vítima oficial da Operação Inherent Resolve.
Junho de 2012: cinco aviadores ficaram feridos quando um CV-22 foi desestabilizado pela esteira de outro Osprey perto de Hurlburt Field, Flórida.
Abril de 2012: dois fuzileiros navais faleceram e dois ficaram gravemente feridos quando um MV-22 Osprey caiu em uma área de treinamento militar durante um exercício bilateral no Marrocos.
Abril de 2010: um acidente do CV-22 Osprey perto de Qalat, no Afeganistão, matou quatro pessoas e feriu 16 dos 20 a bordo.
Abril de 2000: um acidente do MV-22 Osprey no Aeroporto Regional de Marana, no Arizona, matou 19 fuzileiros navais.
Fonte: AFT
@CAS