O primeiro Airbus A400M Atlas da Belgian Air Force (BAF), iniciou recentemente o programa de testes em voos na região de Sevilha, Espanha. No dia 27 de julho, o futuro BAF CT-02 (c/n 106), ostentando a matrícula espanhola de testes A4M106, decolou pela primeira vez das instalações da Airbus Defense em Sevilha, para cumprir as primeiras avaliações do PATM (Production Aircraft Teste Manual).
Há quase duas décadas, durante o Salão de Le Bouget 2001, a Bélgica encomendou oito Airbus A400M, sendo uma aeronave para uso compartilhado com Luxemburgo. Na época, o fabricante firmou acordo que previa a entrega dos oito aviões até o final de 2020. Entretanto, problemas encontrados pela Airbus Defense no decorrer do desenvolvimento do projeto, e mais recentemente as paralisações causadas pelo COVID-19, atrasaram demasiadamente as entregas dos A400M.
A aeronave destinada para Luxemburgo, CT-01 (c/n 104), voou em abril passado, e a entrega deverá ocorrer no próximo mês. A previsão de entrega para Belgian Air Force do CT-01 é o dia 09 de outubro, quando a Airbus deverá assinar a ToT (Transfer of Titles), repassando oficialmente o avião para o proprietário. A chegada do primeiro A400M na 15 Wing Air Transport, em Melsbroek AFB, está prevista para o mês de novembro e a entrega da última aeronave foi reprogramada para 2023.
Conforme noticiamos anteriormente, com a iminente chegada do primeiro Atlas, o Governo Belga fechou contrato de venda de todos os C-130H Hércules para uma empresa privada. As desativações dos Hércules ocorrerão na medida que a BAF receba os novos A400M da fábrica.
@FFO