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Bélgica vende seus C-130 Hércules

31 de julho de 2020
Fim de um era! A BAF começa a se despedir do lendário C-130, que será substituído pelo Airbus 400M (Foto: BAF/Kristof Moens).

A Sabena Aerospace (Grupo Blueberry) e a Blue Aerospace (Grupo Heico), anunciaram no último dia 29 de julho 2020, que foram vencedoras na disputa para aquisição da frota de Lockheed C-130H da Força Aérea da Bélgica (BAF). A proposta do Governo Belga (MRMP-A/A2 N°19AAV01) envolveu a venda de todos os itens relacionados à frota de C-130, o que inclui aeronaves, motores, hélices, peças de reposição e equipamentos de apoio no solo.

Last flight (último voo) do BAF CH-04, o primeiro C-130H desativado na BAF, foi realizado no dia 23 de julho de 2020 em Bruxelas (Foto: BAF).

O Presidente da Blueberry e CEO da Sabena Aerospace, Sr. Stephane Burton, comentou:

“Com este novovcontrato, a Sabena Aerospace garante trabalho contínuo da sua linha de manutenção C-130 na Bélgica, à medida que as aeronaves da força aérea forem sendo substituídas pelos novos Airbus A400. A economia belga terá um retorno importante, pois Sabena Aerospace expandirá a sua oferta de manutenção especializada em C-130 para todos operadores da aeronave. Estamos muito satisfeitos nesta parceria com a Blue Aerospace, líder do setor em suporte na área de defesa, e vislumbramos o início de um longo e duradouro relacionamento, expandindo o nosso leque de serviços e ofertas, alcançando novos projetos para a recém criada Blueberry.”

CH-04 Last Flight! (Foto: BAF).

O Sr. Eric Mendelson, Co-Presidente da Heico Co. e Presidente & CEO do Heico Flight Support Group, comentou:

“Estamos muito entusiasmados por trabalhar em parceria com a Blueberry e a sua subsidiária Sabena Aerospace. Esse contrato irá acelerar mais o crescimento sustentado da Heico, na área para suporte de defesa, à medida que disponibilizamos os ativos para revenda em todo o mundo”.

A Sabena Aerospace, empresa do Grupo Blueberry, é uma fornecedora independente de MRO da Bélgica, operando no mercado internacional de manutenção pesada de aeronaves civis e militares. Emprega mais de 400 pessoas e desenvolve suas atividades a partir de sua sede no Aeroporto de Bruxelas, além de instalações em nove países da Europa, Oriente Médio e África.

Depois de 48 anos de serviço o C-130, o C-130 começa a sair de cena na Bélgica. A previsão é que até 2022, ano do cinquentenário na BAF, ele se aposente (Foto: BAF/Kristof Moens).

A Força Aérea da Bélgica opera com o Lockheed C-130H Hércules desde julho de 1972, tendo recebido 13 aeronaves do modelo “H” matriculadas de CH-01 a CH-13. Atualmente conta apenas com sete aeronaves operacionais, todas vinculadas ao Esquadrão 20 – sediado em Bruxelas/Melsbroek (EBMB), que gradualmente deixarão a frota sendo substituídos por sete novos Airbus A400M Atlas. O CH-04 tornou-se o primeiro C-130 desativado, ao efetivar seu último voo em 23 de julho de 2020. Ainda permanecem em serviço os CH-01, CH-03, CH-05, CH-07, CH-09, CH-11 e CH-12.

@FFO/CAS

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