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O fim do programa MAWS

18 de dezembro de 2021
O fim do programa MAWS. Na imagem um Breguet Atlantic da Marine Nationale (Foto: Marine Nationale).
O fim do programa MAWS. Na imagem um Breguet Atlantic da Marine Nationale (Foto: Marine Nationale).

O fim do programa MAWS. O programa Maritime Airborne Warfare System (MAWS), lançado em 2017 pela França e Alemanha, visava substituir os Lockheed Martin P-3C Orion da German Navy (Marinha Alemã) e o Breguet Atlantique 2 (ATL2) na Marine Nationale (Marinha Francesa) ATL2 (Atlantique 2) por novas aeronaves. O programa incluía uma nova plataforma, novos radares, capacidades de guerra eletrônica, sonobóias e armamentos dedicados à guerra anti-submarina (ASW) e anti-superfície (ASuW). Além de uma aeronave, o MAWS era um sistema de combate colaborativo atuando junto com uma rede de sensores vindas de drones, satélites, datalinks e pods.

No entanto, esta iniciativa de cooperação franco-alemã fracassou. A decisão da Alemanha tomada em junho passado de adquirir cinco novos P-8A Poseidon Maritime Patrol Aircraft (MPA) chancela isto. Os P-8 substituirão os atuais P-3C Orions da Marinha Alemã, cuja modernização foi abandonada em janeiro de 2021, com todas as aeronaves sendo retiradas de serviço até 2025.

Para dar uma chance ao programa MAWS, a França ofereceu à Alemanha quatro Atlantique 2 atualizados para o padrão 6, para mitigar a retirad dos P-3C Orions. Era um pacote completo com o treinamento das tripulações alemãs, manutenção de aeronaves e a perspectiva de cooperação operacional. A Alemanha recusou esta proposta e sepultou o MAWS.

O fim do programa MAWS. A320 Neo MPA pode ser a solução (Arte: Airbus).
O fim do programa MAWS. A320 Neo MPA pode ser a solução (Arte: Airbus).

A França deve, portanto, trabalhar novamente em um programa nacional para garantir a substituição de seu ATL2. As 18 aeronaves Standard 6 serão aposentadas entre 2031 e 2035. Duas opções agora parecem possíveis para a Marinha francesa. Neste verão, a Dassault Aviation fez uma primeira proposta com base em seu novo jato Falcon 10X. O Ministério da Defesa (MoD) também está analisando a solução apresentada anteriormente pela Airbus em torno do A320neo MPA e continua a buscar possíveis parcerias em nível europeu para agrupar os custos.

Dassault ofereceu o Falcon X a Marine Nationale como sucessor do ATL2 (Foto: Dassault).
Dassault ofereceu o Falcon X a Marine Nationale como sucessor do ATL2 (Foto: Dassault).

O Falcon 10X, cujo tamanho é equivalente ao do ATL2, tem uma grande cabine com mais de 16 m de comprimento, 2,8 m de largura e 2 m de altura. É suficientemente grande para imaginar a integração de um compartimento de armas. Recentemente a Marine Nationale adquiriu 12 Falcon 2000 AVSIMAR (Avions de Surveillance et d’Intervention Maritime) ou Aeronave de Vigilância e Intervenção Marítima) com entregas a partir de 2025. O Falcon 2000 AVIMAR é baseado no jato executivo Falcon XLS e substituirá o Falcon 50MS e o Falcon 200 Guardian.

Futuro Falcon 2000 AVSIMAR da Marine Nationale (Arte: Dassault).
Futuro Falcon 2000 AVSIMAR da Marine Nationale (Arte: Dassault).

@CAS

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