A mídia do Uruguai noticiou nesta semana que a Fuerza Aérea Uruguaya (FAU), fará a primeira operação antártica com os seus novos Lockheed KC-130H Hércules, recentemente recebidos da Espanha. A operação estava marcada para esta quarta-feira (30/12), entretanto a confirmação depende da meteorologia no continente antártico.
Aproveitando a grande autonomia da nova aeronave, a programação será um voo de aproximadamente oito horas do Aeroporto Internacional de Carrasco, Montevidéu (SUMU), sem escalas até o Aeródromo Tenente Rodolfo Marsh (SCRM), na Ilha King George, onde está situada a Base Uruguaia Artigas.
Após embarcar os cientistas, militares e equipamentos que aguardam voltar para o Uruguai, o KC-130H Hércules da FAU segue para o Aeroporto Internacional de Punta Arenas (SCCI), sul do Chile, para reabastecimento e sem nenhum desembarque. A etapa final da jornada será um voo direto de volta para o Aeroporto de Carrasco, onde fica a Base Aérea Nº 1, sede do Escuadrón Aéreo Nº 3 (Transporte).
A aeronave que deverá realizar esta inédita operação será o FAU 594 (ex. EdA TK.10-05/3150), que recentemente recebeu as marcas uruguaias. A camuflagem espanhola deverá permanecer até a próxima revisão de grande porte, que deverá acontecer em 2023, quando a pintura padrão FAU será aplicada.
Conforme noticiamos aqui no Site da RFA, no dia 22 de dezembro, a FAU realizou uma das últimas operações antártica com o seu antigo C-130B (FAU 592), que agora cede passagem para os novos KC-130H.
A operação com poucas escalas, sem desembarque de passageiros e o mínimo tempo em solo na Antártida e em Punta Arenas, seguem os protocolos sanitários impostos pela pandemia de Covid-19. Lembrando que no último dia 22 de dezembro, o Chile registrou 36 casos de Covid-19 na sua estação de pesquisa na Antártida Bernardo O’Higgins. O vírus teria chegado ao continente gelado através de um navio de suprimento da Marinha Chilena, onde três militares testaram positivo durante uma operação de reabastecimento da estação. Todos infectados foram levados de volta para o Chile onde permanecem em isolamento.
@FFO