A China estaria desenvolvendo mais uma versão especializada derivada do quadrimotor Shaanxi Y-9. Uma imagem recentemente divulgada nas redes sociais, mostra um protótipo do novo vetor, supostamente designado Y-9T (Yun-9T) ou GX13, estacionado no no Aeroporto de Dunhuang.
Especula-se que a nova versão naval está equipada com duas antenas extensíveis (cabos), que são esticadas em voo, enquanto o avião mantém um padrão de voo circular sobre ponto de interesse. Esta longa antena de arrasto é utilizada em missões de comunicação com submarinos, cujos equipamentos rádio usam o espectro de frequências VLF (Very Low Frequency). Essas missões basicamente são realizadas para que as embarcações submersas utilizem a aeronave como uma ponte repetidora de comunicações (relay).
Na Marinha dos Estados Unidos (USN) essas missões são realizadas por EC-130Q Hércules e E-6B Mercury altamente modificados e designados como aeronaves TACAMO (Take Charge And Move Out). A Rússia utiliza quadrimotores IL-86VKP com antenas VLF de cerca de quatro quilômetros de extensão, além dos Tu-142MR.
Além dos dispositivos VLF, o protótipo chinês está equipados com diversas antenas, incluindo o topo da cauda e as pontas das asas para uma cobertura de Medida de Suporte Eletrônico (ESM) de 360 graus.
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