

MBDA avança na integração do míssil Meteor ao F-35A Lightning II. A MBDA, em conjunto com a Lockheed Martin e o Joint Program Office F-35 (JPO), recentemente concluiu a etapa de testes críticos em solo de integração do míssil ar-ar de longo alcance Meteor (BVRAAM) ao caça multifuncional F-35A Lightning II.
Realizados na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, os testes de vibração em solo e as verificações de encaixe validaram as principais respostas do hardware entre o caça de 5ª geração e o míssil. “Esta é considerada uma etapa crucial antes do início dos voos de testes”, informou a MBDA em nota.
Os dados coletados servem para confirmar o sistema de armazenamento e o lançamento seguros do míssil a partir do compartimento interno de armas do F-35A, preservando o valioso perfil furtivo do caça.
Resta apenas um teste em solo antes do início dos voos de avaliações. O míssil está sendo integrado ao F-35A como parte da atualização Block 4 da aeronave, que deverá estar operacional no início da década de 2030.

O sucesso desses testes é passo mais recente para viabilizar a capacidade do METEOR nas versões F-35A, campanha liderada pela Itália, e F-35B, liderada pelo Reino Unido, que inclusive, já realizou os testes em voo com sucesso. Além da Itália, a Alemanha pretende utilizar os mísseis Meteor nos seus F-35A.
O Reino Unido, que atualmente utiliza apenas a versão F-35B STOVL (decolagem curta e pouso vertical), recentemente anunciou a aquisição da versão F-35A (pouso convencional) do caça de quinta geração da Lockheed Martin.
Desenvolvido pela MBDA, o Meteor BVRAAM é considerado divisor de águas nas capacidades de combate aéreo. Com velocidade superior a Mach 4 e alcance acima de 100 km, o Meteor é equipado com um motor ramjet, que fornece impulso sustentado até o ponto de impacto.
A fase de interceptação do Meteor é realizada por um radar ativo de orientação terminal, apoiada por navegação inercial em rota, complementada por datalink bidirecional que permite atualizações do alvo e redirecionamento em voo. A eficiente ogiva de fragmentação do míssil neutraliza com precisão o alvo.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO