Marinha francesa recebeu o sexto Breguet ATL2 modernizado. A Diretoria Geral de Armamentos da França (DGA – Direction Générale de l’Armement) recebeu a sexta aeronave de patrulha marítima (MPA), Breguet Atlantic 2 Standard 6 (ATL 2 STD 6) modernizada. O bimotor chegou em 22 de dezembro na Base Aeronaval de Lann-Bihoué (LRT/LFRH), sede dos esquadrões 21 Flotille e 23 Flotille da Marine Nationale Francesa (MNF).
O programa ATL STD6 da Marine Nationale envolve a modernização de 18 aeronaves, e está sendo realizado sob a Loi de Programmation Militaire (LPM), que objetiva a renovação e modernização das infraestruturas e equipamentos das Forças Armadas entre 2019 e 2025.
Conduzido pela Dassault Aviation, Thales e Naval Group, o programa eleva as aeronaves para o Padrão ATL 2 STD 6. Ele inclui a modernização de aviônicos, sensores, equipamentos de processamento acústico digital de guerra antissubmarino, novo IFF (Identification Friend or Foe), software de missão DCNS LOTI, entre outros. Um dos elementos mais importantes é o novo radar multifuncional Thales Searchmaster AESA (Active Electronically Scanned Array) de alto desempenho e capacidade de detectar alvos marítimos fixos e móveis a cerca de 200 milhas náuticas (370 km).
Os ATL2 da Marine Nationale apoiam regularmente operações terrestres e aéreas, inclusive no exterior, além de realizar missões conjuntas com a frota de submarinos nucleares SNLE (Sous-Marin Nucléaire Lanceur d’Engins da France). Como parte da Operação AGÉNOR, um ATL2 STD6 da 21F foi deslocado temporariamente entre 20 de julho e 6 de setembro de 2021 para os Emirados Árabes Unidos, onde realizou vinte voos operacionais patrulhando o Estreito de Ormuz.
Recentemente um ATL2 foi envolvido em um evento no mínimo curioso. Enquanto pousava na Base Aeronaval de Lann-Bihou, um indivíduo, no solo, lançou um laser contra a aeronave. Imediatamente o piloto cancelou a aproximação e, a tripulação usou os sensores embarcados para “caçar” o engraçadinho. Leia detalhes aqui.
Lançado em junho de 1982, o ATL2 é uma versão MPA de longo alcance do Breguet Br.1150 Atlantic, produzido pelo Consórcio Europeu SECBAT (Dornier e MBB, Alemanha; Dassault-Breguet e Aérospatiale, França; Aeritalia, Itália; e SABCA-SONACA, Bélgica). Outros operadores do ATL2 são a Marinha Alemã, a Aeronáutica Militare Italiana, a Marinha do Paquistão e a Marinha Real Holandesa.
@FFO