Marinha francesa recebeu o quinto Atlantique 2 modernizado. A Marine Nationale Francesa (MN) recebeu em 21 de maio, o quinto avião de patrulha marítima (MPA) Atlantique 2 (ATL2), modernizado para o padrão STD6. A aeronave foi recebida pela pela Diretoria Geral de Armamentos (DGA – Direction Générale de l’Armement), na Base Aeronaval de Lann-Bihoué (IATA: LRT / ICAO: LFRH).
Este ATL2 ficou 14 meses aos cuidados da Dassault Aviation, Thales e Naval Group, que realizaram a modernização de equipamentos embarcados, e uma grande inspeção estrutural, visando a extensão da vida útil da célula até 2032.
Lançado em junho de 1982, o ATL2 é uma versão MPA de longo alcance do Breguet Br.1150 Atlantic, produzido pelo Consórcio Europeu SECBAT (Dornier e MBB, Alemanha; Dassault-Breguet e Aérospatiale, França; Aeritalia, Itália; e SABCA-SONACA, Bélgica). Outros operadores do ATL2 são a Marinha Alemã, a Aeronáutica Militare Italiana, a Marinha do Paquistão e a Marinha Real Holandesa.
O programa de atualização eleva as aeronaves para o Padrão ATL 2 STD 6, e inclui a modernização e instalação de aviônicos, sensores, sistemas, equipamentos de processamento acústico digital, sistema Thales de identificação IFF (Identification Friend or Foe), software de missão DCNS LOTI, entre outros.
Um dos elementos mais importantes da modernização, é a instalação do novo radar multifuncional Thales Searchmaster AESA (Active Electronically Scanned Array) que, segundo o fabricante, oferece o mais alto nível de desempenho operacional para detectar alvos marítimos fixos e móveis, com alcance próximo de 200 milhas náuticas (370 km).
O programa ATL STD6 da Marine Nationale envolve a modernização de 18 aeronaves. A entrega da sexta aeronave atualizada, está prevista para o final deste ano.
@FFO